Pesquisar

>

Post: Revista Regional comemora 11 anos

Revista Regional comemora 11 anos

Algumas das mais de 130 capas de Revista Regional

Um sonho que se tornou realidade. Por que não definir o início de Revista Regional dessa maneira? A ideia principal da revista era um veículo que fizesse uma integração cultural e comercial entre as três maiores cidades de nossa microrregião, Itu, Salto e Indaiatuba. O primeiro editorial trazia como título “Uma revista para toda a região”, e assim, o primeiro exemplar da revista foi distribuído, em março de 2003, em um formato menor do que o atual, mas com padrões que permanecem até hoje, como o jornalismo regional pautado em comportamento, tendências, cultura, moda, saúde, beleza, festas, etc, sempre aliado ao bom gosto e sofisticação.

Com Regional nascia a Editora Clipping Comunicação, fundada pelo administrador de empresas e profissional de Marketing, Zeca Almeida, e pelo jornalista Renato Lima. “Sempre tive o sonho de ter um veículo que fizesse uma integração cultural e comercial entre as três maiores cidades de nossa região. Os jornais e revistas que existiam até então, embora se denominassem regionais, não conseguiam integrar o eixo Sorocaba-Campinas”, explica o editor Renato Lima. Nesses 11 anos, a Editora Clipping foi responsável por publicações como Revista Regional, Revista de Salto, Fiesp–Ciesp em Revista, Zunzunzum, Indústria Regional e as mais recentes Regional Noivas e Regional Casa, que vêm repetindo o sucesso de sua primeira publicação.

Em meio a muitos títulos que circulavam na região na época de seu surgimento, Regional sobressaiu-se rapidamente e em apenas seis meses tornou-se referência em sua área de abrangência. Sempre atenta ao melhor que o mercado editorial nacional e mundial tem a oferecer, a publicação, desde seu início, oferece para a região uma nova mentalidade e conceitos. Segundo o diretor comercial de Regional, Zeca Almeida, o projeto nasceu e foi lançado em menos de três meses. Com o “boneco” [piloto] da revista em mãos, ele e Renato partiram em busca de patrocinadores e a aceitação do mercado foi imediata. “Tivemos praticamente todas as cotas daquela primeira edição vendidas. Foi uma edição pequena, além do formato menor, tínhamos poucas páginas. Mas o interessante foi a confiança dos patrocinadores no nosso projeto e no conceito de ‘regionalização’. Somos gratos a todos eles, afinal a maioria dos primeiros anunciantes se manteve nesses anos todos”, acrescenta Zeca.

Maior da região

Nove números depois, eis que chega uma Revista Regional de cara nova, em formato 23 x 31 cm, até então usado apenas pela revista “Caras”, e assim, como tudo que é bom, logo passou a ser copiada por diversos títulos nas cidades de sua circulação. O lançamento ocorreu de forma ousada, com um nu artístico nas capas da edição, ensaio este baseado no tema “Anjos” e fotografado no litoral paulista. A edição número dez se tornou um divisor de águas para Regional e a revista passou a ser caracterizada por sua ousadia, não apenas em seus ensaios de moda, mas também nos temas abordados em suas reportagens e na abertura comercial que trouxe para a região.

Mantendo sua periodicidade mensal, após um ano de circulação, em sua 12ª edição mais uma novidade: Regional trouxe uma entrevista exclusiva com a atriz Alinne Moraes, que na época se destacava na novela “Mulheres Apaixonadas”. Personalidades regionais e nacionais estão constantemente presentes nas páginas da revista desde o número um. “A Valentina Caran, conhecida como Rainha da Paulista, foi nossa primeira Conversa, na edição seguinte, o saudoso Anselmo Duarte me recebeu em seu apartamento, em Salto, para um longo papo que durou quase cinco horas. Nesta entrevista, publicada na segunda edição, ele reclamava de certa forma da falta de reconhecimento e de ajuda que recebia de Salto, principalmente das autoridades da época, afinal sem dúvida ele foi o saltense mais ilustre. Como ganhador da Palma de Ouro foi o único a levar o nome da cidade para o Brasil e o mundo. Outros hoje se dizem estrelas na cidade, mas são restritos ao município ou à região, jamais terão o mesmo brilho e ousadia do Anselmo. O interessante dessa entrevista foi que ela gerou muita discussão, repercutindo na imprensa local e até mesmo na Câmara dos Vereadores de Salto”, lembra o editor.

Vanguarda

Respeito e prestação de serviço ao leitor também fazem parte da receita de sucesso. A publicação mais antiga da editora sempre esteve à frente, um exemplo são as coberturas das eleições nas três cidades [Itu, Salto e Indaiatuba] publicadas pela primeira vez em 2004 e agora recentemente em 2012, entrevistas de conteúdo exclusivo e interesse público com os prefeitos eleitos. Em outubro de 2004 a primeira edição extra foi publicada com o resultado e a cobertura das eleições locais. Foi a primeira revista da região a fazer uma edição extra, comprovando a todos que além de bela é também um veículo de conteúdo.

Ano a ano a revista vem crescendo e amadurecendo, e assim tornando-se, talvez, o principal veículo da região capaz de fazer uma conexão com o que há de melhor no Brasil. O editor Renato Lima ressalta que Regional é uma revista de variedades, entretenimento e serviços com foco regional, mas com respiro internacional, sempre conectada com o que acontece no mercado editorial, publicitário e da moda mundial. Seu layout e padrões são os mesmos de revistas europeias. E assim, uma revista voltada para um público exigente, bem informado e de ambos os sexos é criada mês a mês.

Onze anos depois, muitas publicações circulam entre as três cidades, mas foi Regional a pioneira em diversos aspectos, como nos ensaios de moda, no formato da revista e na lombada em hotmelt (colada, sem grampo), entre tantos outros.

Com mais de 130 edições publicadas, Regional difunde novos conceitos e tem como marca registrada um jornalismo sério. Suas últimas edições chegam a uma média de 150 páginas, mensalmente, o que é raro no Interior. “A Regional sempre primou pela ética e pelo bom senso, sem tomar partidos, principalmente de políticos, como fazem outros títulos e jornais do Interior. Também temos a seriedade de jamais buscar fotos e conteúdo jornalístico na internet tomando para si a autoria e exclusividade de tais materiais, fatos também corriqueiros em cidades menores”, delineia o editor da publicação.

Atestando seu diferencial e fazendo esta importante conexão com o Brasil e o mundo, a revista tem acesso a coberturas oficiais de importantes eventos como a São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Casa Cor São Paulo e Campinas, além das grandes festas do Rio de Janeiro e de São Paulo, como os camarotes VIPs do Carnaval e os lançamentos de novelas e filmes.

Revista Regional conquistou desde sua primeira edição e vem conquistando leitores, anunciantes e fãs. Chegou a 11 anos com muito trabalho e reconhecimento de todos aqueles que abrem as portas de sua casa mês a mês para recebê-la. “Nenhum outro veículo da região havia ido tão longe. Nas lombadas de nossas revistas usamos a frase ‘Originalidade com credibilidade’. Sabemos bem o significado disso!”, encerra orgulhoso o editor Renato Lima.

 texto: Gisele Scaravelli

 fotos: Arquivo

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?