Moda ou não, praticar exercícios e comer corretamente nunca foi tão falado
Pula corda, corre, “puxa peso”, faz abdominais, drenagem, massagem. Ufa! Só de escrever já cansou. Essa série de exercícios faz parte da rotina de muitas internautas que, entre um peso e outro, tira foto e posta no Instagram. A moda fitness, que invadiu as redes sociais, já elegeu suas musas. As “Carol’s”, Magalhães e Buffara, Talita Pugliese e Bella Falconi, são alguns dos ícones do mundo saudável.
Elas ajudaram a propagar a preocupação com uma alimentação saudável e também a importância de manter uma rotina de exercícios físicos, porém, todas vivem disso, ou seja, a rotina delas é baseada no tempo que terão livre depois dos compromissos na academia, podendo causar um impacto contrário ao da boa forma. “O termo ‘fit’ é sempre benéfico, pois remete à saúde e bem-estar e nos motiva diariamente, minha única preocupação é com o termo ‘moda’ que me remete a algo passageiro. Se for uma moda duradoura, que conscientize as pessoas que a seguem, com certeza trará benefícios”, pontua a nutricionista e criadora do Home Detox, Débora Brunelli.
“Precisamos lembrar, também, que muitas blogueiras não são expert nessa área e o que ‘serve’ para uma pessoa pode não ser útil para outra, por isso devemos sempre buscar orientação de profissionais da área, como um educador físico para as prescrições dos exercícios e um nutricionista para orientar e elaborar uma dieta adequada. Ainda nessa linha, devemos tomar muito cuidado ao seguirmos ao ‘pé da letra’ o que postam, pois nem tudo é viável com relação a dinheiro e tempo, e também porque cada pessoa tem suas características (exercícios e intensidade de treinamento). É a mesma coisa que pegarmos uma dieta ou treino que tem nas revistas e começarmos a fazer sem avaliação física, ou, até mesmo o mais importante, que é a avaliação médica para saber qual o estado de saúde em que você se encontra”, explica a personal trainer, Juliana Jadão.
Mas, e para os “meros mortais”, como inserir uma rotina saudável e consciente no dia-a-dia cada vez mais corrido? “Digo que emagrecer ou ganhar tônus muscular requer rotina de treino e alimentação. Como sempre a cada três horas e em alguns finais de semana também mantenho a dieta, porém, nunca deixo de comer e beber quando tenho festas e eventos, acho essa rotina saudável”, fala Juliana. Ou seja, não tem segredo e nem milagres, para ter uma vida com saúde e bem-estar, é preciso ter disciplina. Mesmo quem trabalha na área faz seus “sacrifícios” em prol dos exames em dia e do corpo na medida. “Tento treinar musculação no mínimo quatro vezes na semana e fazer atividade aeróbica, que é a caminhada, três vezes na semana. Essa atividade tenho feito bem cedo, antes da primeira refeição do dia, às 5h da manhã (que é quando eu consigo!), mas mesmo assim, não deixo de dormir sete horas por noite”, completa.
A empresária Mara Pusch, que tem uma agenda concorrida, achou um jeito bem prazeroso de encarar a corrida e o cross fit, outra modalidade que virou febre graças à moda fit. Os exercícios e desafios são feitos ao lado do filho mais velho, Lucas. “Ele começou a praticar comigo quando tinha oito/nove anos, logo que nos mudamos pra Indaiatuba. Nessa época eu ainda não tinha minha rotina estabelecida, então ia ao Parque Ecológico e fazia minha atividade sozinha e o Lucas era gordinho e sofria um pouco de bullying por ser novo na cidade e estar acima do peso, então eu conversei com ele e expliquei que a única pessoa que poderia mudar isso era ele, e foi aí que passou a me acompanhar. Quando eu caminhava ele me acompanhava, se eu corresse ia de bicicleta, e assim por diante. Nesse meio tempo ele quis ir pro Tae-kwon-do e me chamou para fazer também. A partir de então sempre praticamos esporte juntos”, relembra a empresária atleta.
E ela indica essa artimanha para se manter próxima dos filhos. “Eu adoro tê-los no meu dia-a-dia. Atualmente eu e o Lucas convivemos tanto, que muitas vezes nossa relação se mistura: somos amigos, irmãos, parceiros. E assim ela se transforma, se solidifica e além da saúde física proporciona a saúde emocional e afetiva. Nós também superamos as nossas diferenças, porque brigamos como em toda relação, mas pelo companheirismo no esporte, isso torna-se saudável. Eu indico!”, finaliza Mara.
Você é o que come
Porém, para atingir os objetivos que devem ser traçados por você junto ao seu médico e não apenas para seguir a moda, é preciso, também, fazer uma reeducação alimentar e passar a inserir em seu cardápio alimentos funcionais, que estão na “crista da onda”, mas que devem ser consumidos com moderação e cuidado. “Cada indivíduo tem sua particularidade, por isso a alimentação funcional precisa seguir o mesmo caminho. Por exemplo, existem chás terapêuticos que são mais indicados para algumas pessoas e outras não. No entanto, de uma maneira geral, a maioria os alimentos funcionais são sempre bem-vindos e nos trazem benefícios que vão além de emagrecimento, como a melhora do organismo no todo, trazendo mais disposição, concentração, qualidade no sono e assim por diante”, explica a nutricionista.
A batata doce é uma grande aliada na busca da perda de peso por ter um baixo índice glicêmico, o que evita os picos de insulina no sangue e o acúmulo de gordura. Outra aposta do bem e interessante são os sucos verdes, excelente opção para o café-da-manhã, pois são alimentos completos preparados a partir de frutas, hortaliças, grãos germinados, clorofila e leguminosas. “Os principais responsáveis pelos diversos benefícios são os grãos e ingredientes de coloração esverdeada como couve, alface e grama de trigo. E como em todo ano sempre surgem os queridinhos, aposto nos sucos que estão vindo com tudo”, completa.
A mudança
A personal trainer Juliana diz que sua missão é mudar hábitos e, com apenas quatro anos morando em Itu, já conquistou muitas alunas que têm histórias de superação para contar. “Digo e repasso a elas o prazer da atividade e o que isso traz de melhorias. Tento mostrar que os exercícios precisam ser como ‘escovar os dentes’, ou seja, uma rotina diária.”
E mudar os hábitos está na lista da Mara. Ela se intitula “viciada em brigadeiro” e mesmo mantendo uma alimentação regrada, a única escorregada é o doce. “Minha nutricionista sofre inventando receitas pra eu não passar vontade e nem atacar os brigadeiros, porque costumo dizer que a prática de exercícios ajuda muito a ter o corpo que queremos, mas a alimentação é 50% do processo”, conclui.
Na mesa
A nutricionista Débora Brunelli, que já fez cursos de Nutrição e Marketing em Nova Jersey (EUA), indica duas receitas exclusivas para a Revista Regional. Um cardápio com prato principal e sobremesa. Simples, fácil e saudável. Se fizer, vale até compartilhar nas suas redes sociais.
Charuto de Repolho light
Ingredientes:
1 repolho
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
2 tomates picados
½ pimentão picado
4 colheres de sopa de vagem picada e cozida no vapor
2 latas de atum light
Sal marinho a gosto
1 colher de sopa de azeite de oliva
Modo de preparo:
Solte, uma por uma, as folhas de repolho e coloque-as inteiras para cozinhar em água e sal. Aqueça o azeite em uma frigideira e acrescente o atum, que deve ser amassado com um garfo, a cebola, os tomates, o pimentão, a cenoura e a vagem. Mexa até que fiquem aquecidos. Escorra as folhas do repolho e recheie com o refogado de atum. Para finalizar, faça trouxinhas e sirva com o molho de tomate.
Maçã flambada com canela
Ingredientes:
Maçãs
Canela
Modo de preparo:
Aquecer a frigideira e colocar as maçãs cortadas em tiras e salpicar a canela. Quando ficarem macias, desligar o fogo. Geladas são uma delícia para o verão!
reportagem de Yara Alvarez
fotos Fotolia