Pesquisar

>

Post: Itu inaugura ‘Casa da Praça’

Itu inaugura ‘Casa da Praça’

Novo espaço cultural funciona no Largo da Matriz

Um novo Centro de Referência Cultural foi inaugurado no último mês de novembro bem no coração do centro histórico de Itu

            A “Casa da Praça” é o mais novo Centro de Referência Cultural na cidade de Itu. Localizada na praça Padre Miguel, o Largo da Matriz, o novo espaço foi pensado como uma rede colaborativa de instituições, museus, artistas, professores, historiadores, engenheiros, arquitetos, pesquisadores, alunos, gestores culturais e cidadãos interessados no patrimônio cultural de Itu.

Com uma fachada neoclássica, a “Casa da Praça” é uma construção do início do século XX que tem cinco metros de pé direito. Ao adentrar suas portas, em madeira pinho de riga, o visitante é recebido com telas do artista plástico ituano José Ferraz de Almeida Júnior. O conjunto é formado por reproduções das pinturas regionalistas que pertencem à Pinacoteca do Estado de São Paulo, produzidas em giclée, técnica que imprime imagens de um arquivo digital em alta resolução por meio de equipamento especial. “Almeida Júnior dá nome ao patrono da Casa da Cultura e é muito procurado por escolas. Embora não sejam telas originais, elas conseguem transmitir o mesmo impacto, e também, enfatizar a questão de Almeida Júnior ser ituano”, explica a secretária de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz.

Depois de recepcionado por famosas telas como “Nhá Chica”, “Caipira Picando Fumo” e “Amolação Interrompida”, o visitante irá encontrar nos cômodos que se seguem acervos do Museu de Arte Sacra “Padre Jesuíno do Monte Carmelo” e do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu “Synésio Sampaio Góes”, o Mahmi, também abrigados na “Casa da Praça”. “O objetivo é que nossas mostras sejam temporárias para que possamos ir revezando todo nosso acervo”, esclarece a secretária. Numa das salas encontra-se em exposição peças do Museu de Arte Sacra com destaque para duas telas de São Pedro e São Paulo atribuídas a padre Jesuíno do Monte Carmelo. Em homenagem a essa figura de importância para a cidade de Itu, o museu reúne peças de valor histórico no contexto de Irmandades que viveram e vivem na cidade. “São pequenas coleções de igrejas, do Colégio Patrocínio e de particulares, desde missais até uma coleção de vestes litúrgicas”, detalha Allie.

Na sala designada ao Mahmi, o visitante poderá conhecer móveis, peças de construção, utensílios domésticos e de decoração de uso em comunidades urbanas e rurais, assim como em escolas ituanas nos séculos XIX e XX. Na mesma sala encontra-se em exibição o vídeo “Portas e Janelas de Itu”, obra de Maria Elisa Chierighini.

Reproduções de Almeida Junior recepcionam o visitante

Além do Museu de Arte Sacra e do Mahmi, a “Casa da Praça” também abriga a Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” com aulas de desenho, teatro, violão e artesanato. “É um projeto que teve início em 1992 como iniciação artística e tinha outros cursos. A ideia era que a criança entrasse com oito anos e frequentasse todas as aulas, mas ao longo do tempo perdeu um pouco esse foco. Hoje estamos trabalhando com os professores um regimento interno, para ter critérios e metas. Assim, o aluno que entrar já saberá o que encontrar e o professor poderá planejar ações pedagógicas com começo, meio e fim”, acrescenta a secretária de Cultura.

Com o intuito de levar ao centro histórico o acervo cultural da cidade e tornar isso acessível ao cidadão e ao turista, a “Casa da Praça” é um espaço aberto a todos. Allie afirma que o eixo histórico é o coração da cidade e levando esse espaço de volta ao centro proporciona a aproximação da cultura e patrimônio com a comunidade. “Valorizamos assim a memória individual e familiar, pois memória coletiva é importante, é o que dará alicerce para a construção do futuro”, finaliza.

MAIS: A “Casa da Praça” está localizada na praça Padre Miguel (Matriz), nº 56, no Centro de Itu. De terça a sexta-feira o horário de funcionamento é das 9h às 17h e de sábado, domingo e feriados das 10h às 16h. As matrículas para cursos na Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro” já estão abertas. Mais informações no local ou pelo telefone (11) 4013-0855.

texto: Gisele Scaravelli

fotos: Renata Guarnieri/AI Prefeitura de Itu e Gisele Scaravelli

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?