O Museu da Música – Itu abre, nesta terça-feira, dia 19, véspera da celebração do dia da Consciência Negra, a mostra Do Batuque ao Entrudo. A exposição revela, entre imagens e objetos, a criatividade da música dos negros em Itu, desde o século XIX, com destaque para o samba de terreiro e o carnaval.
O evento – Samba de terreiro de Itu – estudado pelo professor Otávio Ianni, é uma marca da atividade cultural dos afrodescendentes de Itu, objeto de estudos e de busca de referenciais na memória da comunidade local. Era realizado na celebração do ano novo e no 13 de maio.
A mostra também revela uma brincadeira tradicional do Carnaval ituano – o entrudo – com suas laranjas de cheiro, que eram arremessadas entre os participantes da festa de rua. Em exposição uma raríssima fôrma para a laranja de cheiro, da coleção do Museu da Música, que pertenceu à família Lobo.
A mostra estará aberta tem apoio cultural do Instituto Cultural de Itu e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Museu da Música- Itu (rua Floriano Peixoto, 480) com entrada franca.
É oportunidade também para se conhecer a mostra A moda da viola, que valoriza a temática da música caipira.
foto: Fernanda de Francisco/Divulgação