Pesquisar

>

Post: Tenha frutas direto do vaso

Tenha frutas direto do vaso

Laranja Kinkan, Jabuticabeiras e Pitangueiras são as mais indicadas para o cultivo em vaso

Mora em apartamento ou em casa sem quintal? Vá de árvores frutíferas em vaso! Mesmo em espaços pequenos é possível ter frutas ao alcance das mãos

 Você mora em um apartamento com uma pequena varanda e o único item natural que compõe o ambiente é um vasinho de violetas? Com certeza muitos leitores se identificaram com a cena. Mas saibam que mesmo em uma varanda é possível trazer a natureza mais para perto, mesmo os apartamentos estando cada vez menores.

Assim como a crescente ofertas de imóveis, a preocupação com espaços bem decorados e com personalidade também cresce. Tanto que os projetos paisagísticos são tão requisitados quanto “aquele” imponente quadro para a sala.

As plantas frutíferas mais usuais são as cítricas ornamentais

Mas aí você pensa? Onde vou colocar verde se nem uma mesinha na varanda cabe. A engenheira agrônoma e paisagista, Ana Luisa Colin Talavera, explica que até árvores frutíferas é possível se manter em apartamentos. “Além de serem muito ornamentais, possuem a função de florescer e frutificar. A maioria é comestível, o que as tornam seletivas no momento de criar um ambiente, tanto em vasos como no próprio terreno. Como o vaso é um espaço limitado e impede o livre enraizamento, e a árvore frutífera necessita de recomposição de água e nutrientes, a única exigência é irrigar e adubar com frequência, pois neste tipo de recipiente ela não consegue buscar esses itens como em um terreno normal. As plantas frutíferas mais usuais são as cítricas ornamentais, como a Laranja Kinkan, as Jabuticabeiras e as Pitangueiras”, detalha.

OK. Mas no caso do seu aparamento, nem esses vasinhos cabem. O que fazer? “Hoje em dia não relevamos mais o tamanho do espaço na criação de um projeto paisagístico. Temos muitos recursos em produtos e até mesmo plantas que se adaptam aos pequenos recipientes e situações. Temos jardins verticais que utilizam as paredes como suporte, os jardins suspensos que utilizam a laje, entre outros modelos”, completa a paisagista.

Vale colocar flores, temperos e folhagens nos vasinhos da parede, mas vale também colocar uma árvore que dê frutas em um vaso um pouco maior, em um cantinho da sala, na entrada ou na varanda. “Seguindo o critério das exigências das plantas em um espaço limitado (irrigação e recomposição dos nutrientes-adubação), pode-se ter até plantas de médio porte em vasos. Além de diversas frutíferas ornamentais de considerável porte, podemos sim conduzir árvores seguindo o exemplo do cultivo de Bonsais e Topearias, sendo assim, temos uma gama de espécies desde as nativas até as exóticas”, completa Ana Luisa, que costuma usar muito as árvores que dão frutos em seus projetos.

“Além das flores que são lindas, têm os atrativos do aroma, principalmente as cítricas como a Romã, as Jabuticabeiras e as Figueiras”, finaliza.

Já pensou que gostoso mesmo morando em um apartamento fazer um suco de jabuticaba colhido diretamente do seu pé? Privilégios para poucos. Basta ter paciência e seguir os cuidados de cada espécie.

 texto Yara Alvarez

fotos: © GoodMood Photo – Fotolia.com e © JackF – Fotolia.com

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?