No mês de outubro, quando a compositora carioca Chiquinha Gonzaga completaria 166 anos, Itu, terra de seu mais famoso professor, o Maestro Elias Álvares Lobo, ganha uma performance artística sobre a vida e obra da mulher que libertou a linguagem musical no Brasil.
O evento, intitulado Chiquinha Gonzaga, o despertar da música brasileira é o resultado de uma parceria entre o tradicional Coral Vozes de Itu e o talento da atriz Regina Rebello, que encarnará a musicista. O texto e o repertório, assinados pelo Museu da Música – Itu consumiram dez meses de trabalho de pesquisadores, atores, músicos e cenógrafos.
O Coral Vozes de Itu, que já valorizou a música brasileira cantada nos programas de calouros nas emissoras de rádio, com eventos em 2011 e 2012, traz agora o repertório das comédias de costumes e do teatro do início do século XX. As obras de Chiquinha Gonzaga revelam o momento em que a música brasileira começa a criar identidade própria, absorvendo ritmos europeus e envolvendo-os à tradição afro-brasileira.
A performance, que terá duas apresentações – 18 e 19 de outubro- conta com direção artística da atriz Yara Napoli e direção geral de Luís Roberto de Francisco, regente do Coral Vozes de Itu. Será apresentada no Círculo Ítalo-brasileiro Dante Alighieri, sala de apresentações contemporânea da compositora.
MAIS: Os ingressos, ao custo de R$ 20,00, estão disponíveis na Protur-Itu (rua Floriano Peixoto, 480), Centro de Itu (de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h e das 14h as 18h).
Espetáculo: Chiquinha Gonzaga, o despertar da música brasileira
18 de outubro, 20h
19 de outubro, 20h