>

Post: Conheça os benefícios dos chás

Conheça os benefícios dos chás

Algumas flores têm ação antifúngica e anti-inflamatória

As flores nos emprestam, além da beleza, alguns sabores especiais

 Início de setembro e já estamos na contagem regressiva para mais uma primavera, a estação do colorido e das temperaturas amenas, em que as flores se espalham por todos os cantos. E por que não incorporá-las em nossa alimentação? Já vimos que alguns chefs de cozinha as utilizam no preparo de requintados pratos, mas não precisa ser nenhum expert em gastronomia para usufruir o melhor das flores. Os chás estão aí, e é só esquentar a água e fazer a infusão.

Eles têm origem na China, mas ninguém sabe ao certo como foram descobertos, o que se sabe, é que o povo oriental faz uso constante das ervas, como para ajudar na digestão, depois das refeições. A professora de Bon Odori, Noriko Kimura, não nega suas raízes e diz que tomar o líquido é um hábito. “No Japão, desde criança, aprendemos a tomar chá. Eu costumo beber o chá verde normal e o torrado e o chá preto”, diz a descendente, que faz seu uso depois das refeições e acompanhando doces.

As ervas possuem também benefícios medicinais, porém, é preciso ressalvas. “Existem chás que grávidas, por exemplo, não podem tomar, pois são abortivos. Mas, claro, não podemos colocá-lo como vilão; é preciso apenas cautela, para não mascarar uma possível doença mais grave”, alerta o farmacêutico Márcio Augusto Mazzi. E levante a mão quem nunca tomou um “chazinho” quando estava com febre ou com dores no corpo?

Algumas flores, como a calêndula, tem ação antifúngica e anti-inflamatória. Já a angélica diminui cólicas e melhora a digestão. A flor de jasmim ajuda no combate aos sintomas de depressão, auxilia no tratamento de conjuntivites e problemas de pele, além de aliviar o estresse. E a famosa camomila é utilizada para aliviar a indigestão, acalmar os nervos e diminuir a ansiedade, além de combater o cansaço e ajudar para induzir o sono. “Como disse, não podemos colocar pano quente em cima de dores ou sinais que o corpo dá quando algo não vai bem. Por isso, o médico sempre tem o papel principal. É ele quem vai descobrir a causa das dores, do estresse, por exemplo. Não é o chá que vai curar algo, ele tem o efeito mais paliativo”, acrescenta Márcio.

Fora essas precauções, é preciso salientar que o excesso de açúcar no preparo não é a melhor recomendação, além do que, nem todas as flores são do bem. Antes de tomar um chazinho, é sempre bom consultar se determinada flor é indicada para infusões, evitando assim qualquer tipo de complicação para o organismo e intoxicações. “Não se pode tratar só com chás. Eles são bons para aquecer o corpo, dormir melhor, mas sempre sabendo a causa dos problemas”, completa o farmacêutico.

Noriko, por exemplo, costuma tomar chá de boldo quando sente enjoos e garante que melhora. “Os chás são bons tanto no inverno quanto no verão. As versões geladas são uma excelente opção para substituir os refrigerantes”, diz. Ponto positivo para os chás, uma vez que a quantidade de açúcar que contém em uma latinha de refrigerante, é muito maior do que o recomendável.

 

Outras flores diminuem cólicas e melhora a digestão, ajudam no combate aos sintomas de depressão, auxiliam no tratamento de conjuntivites e problemas de pele

Chá verde X emagrecimento

O chá verde, dentre os que prometem queimar as gorduras, é o mais conhecido. “Apesar de que cada chá tem sua função”, salienta o farmacêutico Márcio Mazzi. De acordo com estudos, ele realmente ajuda na busca pelo emagrecimento. “Porém, sozinho não resolve nada”, acrescenta o farmacêutico.

Mas, como tudo na vida, é preciso cautela. De acordo com alguns pesquisadores da Coreia do Sul, a quantidade de chá necessária para emagrecer pode trazer problemas sérios para quem é diabético, por exemplo.

O que precisa ser lembrado sempre, é que não é porque as plantas dos chás vêm da natureza, que elas são 100% inofensivas. Um “chazinho” para ajudar a digestão e dar aquela relaxada, é bem-vindo, mas quando a dor for mais aguda, o médico é o melhor amigo.

texto Yara Alvarez

fotos: Fotolia

© Africa Studio – Fotolia.com

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?