Com a proximidade do Dia do Patrimônio Histórico, Itu sediou uma série de eventos abertos ao público em prol da valorização e conhecimento de seu patrimônio
O Dia do Patrimônio Histórico, 17 de agosto, é comemorado por meio da Lei nº 378, de 1937. Em Itu, entre os dias 11 e 16 de agosto, aconteceu a Semana do Patrimônio, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu/Museu Paulista, Museu da Energia, Museu da Música e Matriz Nossa Senhora da Candelária. Com uma programação gratuita para valorização e conhecimento do patrimônio histórico, o evento sediou oficinas, concertos, palestras e outras atividades que ressaltaram nossa cultura, importância histórica e arquitetônica da cidade.
Após a abertura da Semana do Patrimônio, que aconteceu com um concerto da Corporação Musical União dos Artistas, no Largo da Matriz, no dia 11, a Semana contou com a oficina de “Fotografação de Acervos Culturais”, ministrada pelo fotógrafo do Museu Paulista da USP, José Rosael, no Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, com aproximadamente 15 participantes. O destaque ficou por conta do Museu da Energia, que levou o público a um passeio por “Uma Noite no Século XIX – hábitos e costumes dos ituanos no século XIX”. Uma visitação que proporcionou aos presentes conhecer um pouco da história do casarão que abriga atualmente o Museu. A primeira moradora do sobrado, Ignácia Joaquina, encenada pela atriz Liliane Navarro, abriu a noite e recebeu seus visitantes, seguida por um sarau de músicas brasileiras e italianas, apresentada pela cantora Bruna Gavioli. Após as apresentações, o público teve a oportunidade de jogar siso, víspora, gamão, xadrez, burro, whist e outros jogos como antigamente, além de tomar um chá e fazer um passeio pelo jardim da antiga residência.
Ainda em virtude à Semana do Patrimônio, o arquiteto Alberto Magno de Arruda, ministrou uma palestra dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, onde discorreu sobre as intervenções e restaurações que vêm acontecendo, nos últimos anos, no prédio tombado. Na ocasião, o profissional explicou o processo de restauro da igreja, iniciado em 2001. Além de representantes da Curadoria da Igreja Matriz, estiveram presentes estudantes de arquitetura e educação artística, membros do Conselho de Cultura e da comunidade.
No dia 16 de agosto, como encerramento do evento, o Espaço Fábrica São Luiz recebeu a Orquestra Ituana de Viola Caipira e o Coral Vozes de Itu, com a performance “Raízes da Terra Paulista”, resgatando a música de raiz e valorizando a cultura tradicional paulista com suas origens indígena, africana e europeia, trazendo ao público um sentimento de pertencimento à cultura regional caipira. A orquestra Ituana de Viola Caipira possui aproximadamente 50 músicos e um grande diferencial comparada a outras orquestras de viola caipira, quatro afinações distintas: Cebolão em Mi, Cebolão em Ré, Sol Maior e Do Maior, estas duas últimas conhecidas popularmente como Rio Abaixo e Rio Acima que conferem uma sonoridade muito rica quando comparada às orquestras de afinação única. Todas as oficinas, palestras e apresentações que aconteceram durante a Semana do Patrimônio foram abertas ao público e gratuitas.
‘Encontros com o Patrimônio Cultural’ vão até novembro
Além da Semana do Patrimônio, realizada pela Secretaria de Cultura de Itu, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, da USP, também está sediando eventos em prol do patrimônio ituano. A série de palestras denominadas “Encontros com o Patrimônio Cultural de Itu” tem como objetivo propiciar conhecimento acerca do patrimônio ituano e discutir ações para sua valorização e preservação junto à comunidade. O projeto educativo conta com supervisão da professora doutora Heloisa Barbuy, supervisora do Museu Republicano, e concepção e coordenação de Aline Zanatta, responsável pelo educativo do Museu. Os encontros foram divididos em três módulos que acontecem até o dia 07 de novembro. O evento, que teve início em 1º de agosto, com o primeiro módulo, tratou especificamente da importância dos estudos de cidades, o histórico da urbanização de Itu, indicou características da arquitetura da cidade e sua configuração heterogênea, bem como, processos de tombamentos e formas de preservação e conversação. Além das palestras, o Módulo 1 contou com um percurso na cidade de Itu orientado pelo professor doutor Paulo César Garcez.
O segundo módulo, “Educação e Patrimônio”, pretende destacar a importância do patrimônio imaterial musical da cidade e o potencial educativo dos museus e patrimônio cultural. Já o terceiro módulo, “Conservação do Patrimônio Arquitetônico”, abordará formas práticas de conservação da paisagem tombada, indicando exemplos de cidades que elaboraram códigos de posturas e a importância da tecnologia da cor e tintas adequadas para a valorização dos imóveis tombados.
As inscrições para o ciclo de palestras, “Encontros com o Patrimônio Cultural de Itu”, são gratuitas e devem ser feitas previamente para cada módulo, através do e-mail edu.mrci@usp.br ou pessoalmente no Museu Republicano. Os encontros acontecem entre 17h e 19h no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” – Casa do Barão – localizado na rua Barão de Itaim, nº 67, no Centro de Itu. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0240.
Programação
MÓDULO 2: Educação e Patrimônio Cultural
(inscrições de 19/08 a 05/09)
Patrimônio Musical e Ação Cultural em Itu
Data: 06/09/2013
Ministrante: Prof. Ms. Luís Roberto de Francisco, regente do Coral Vozes de Itu e Coordenador de Acervo e Documentação do Museu da Música de Itu.
Educativos de Museus
Data: 11/09/2013
Ministrante: Ms. Denise Peixoto, Mestre pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É supervisora do Serviço Educativo do Museu Paulista da USP.
Parâmetros Curriculares Nacionais e caminhos para a relação Educação e Patrimônio Cultural
Data: 17/09/2013
Ministrante: Ms. Aline Zanatta, Mestre em História Cultural pela Unicamp e responsável pelas atividades educativas do Museu Republicano.
Patrimônio, Memória e Educação
Data: 25/09/2013
Ministrante: Prof. Dr. Camilo de Mello Vasconcellos, docente do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e da pós-graduação Interunidades em Museologia da USP.
MÓDULO 3: Conservação do Patrimônio Arquitetônico
(inscrições de 25/09 a 23/10)
Códigos e Posturas: exemplos de cidades históricas
Data: 24/10/2013
Ministrante: Vera Ferreira Lima, arquiteta da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico).
Patrimônio Histórico e Cultural e a Tecnologia da cor voltada ao restauro e a conservação
Data: 31/10/2013
Ministrante: Prof. Dr. João Carlos Cesar de Oliveira, é professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: cor na arquitetura, projeto de arquitetura, arquitetura de interiores e percepção cromática. É membro do Study Group on Environmental Color Design da International Colour Association.
Diretrizes para preservação do patrimônio cultural
Data: 07/11/2013
Ministrante: Dra. Beatriz Kühl, profssora associada da USP, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação na área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, linha de pesquisa História e Preservação da Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em História da Arquitetura e Preservação e também Conselheira do Condephaat.
texto e fotos: Gisele Scaravelli