Pesquisar

>

Post: Parques da região para dias de primavera

Parques da região para dias de primavera

Parque do Lago, em Salto, agrega práticas esportivas e muito verde

A primavera está chegando e com ela a vontade de se praticar atividades ao ar livre. Que tal então aproveitar os vários parques que a região oferece? A Revista Regional selecionou alguns desses locais, que além de não serem distantes, possuem entretenimento e muito verde.

 SALTO 

Diversão e esporte no Parque do Lago

(entrada pela SP-75 e rodovia do Açúcar, no Distrito Industrial) – grátis.

O Parque do Lago reúne prática esportiva e muito verde, ótimas opções para quem busca diversão, turismo e ótimos momentos de descanso. O parque ocupa uma área de 214 mil metros quadrados, sendo que 75.100 são preenchidos por um lago natural  e localizado também às margens do rio Tietê. Possui uma infraestrutura esportiva composta de pista de ciclismo, pista de cooper (ambas com 1600m de extensão), quadra poliesportiva, quadra de areia, pista de aeromodelismo com 50m de diâmetro, plataforma no lago para nautimodelismo, playground, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, quiosques, bosque, mirante do rio Tietê, lanchonete, sanitários e estacionamento interno.

 Rocha Moutonnée

(localizado entre as rodovias da Convenção/SP-79 e do Açúcar/SP-79). Entrada grátis.

            Um dos diferenciais do turismo saltense é a preocupação em não apenas criar locais para visitação, mas também voltado à educação. Assim, o Parque Rocha Moutonnée agrega aprendizado à diversão sem problema algum. A Rocha Moutonnée é um granito róseo de idade estimada cientificamente em 500 milhões de anos. Foi batizado assim pelos descobridores franceses, em razão da semelhança de sua superfície, parecida com a pele de carneiro (moutonnée significa acarneirado no idioma francês). Além deste exemplar há um único no mundo com características semelhantes localizado na Austrália, que recebe o nome de Glacier Rock. Eles contribuíram de forma decisiva para a reconstrução da geografia do passado, sendo provas concretas de que um dia, há aproximadamente 300 milhões de anos, a América do Sul, África, Austrália, Antártida e Índia formavam um único continente: o Gondwana. O Parque Rocha Moutonnée apresenta43.338 metros quadrados de área, e é o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente. Desde o início do ano possui réplicas gigantes de dinossauros, um atrativo a mais para crianças e adultos.

O Parque Ecológico de Indaiatuba é considerado o cartão postal da cidade
foto: Eliandro Figueira

 

INDAIATUBA

Parque Ecológico 

(localizado na avenida Engenheiro Fábio Barnabé, s/n.º)

Quem passa por Indaiatuba não pode deixar de visitar o Parque Ecológico, aliás, o principal cartão postal da cidade. O local foi criado em 1990, projetado pelo premiado arquiteto Rui Ohtake. Pelo projeto inicial, o parque faria todo o contorno da cidade, com a proposta de criar um espaço de lazer à população e oferecer uma via que facilitasse o acesso a todos os pontos da cidade. Mais de 20 anos depois, o Parque Ecológico se transformou num dos lugares mais visitados no município e na principal área de lazer com pista de cooper, ciclovia, playground, quadras de areia, concha acústica para a realização de eventos, aparelhos para ginástica, estacionamento e lago. Outro destaque é a arborização do lugar. São120 hectaresde área verde voltados ao lazer de toda a família. O espaço ainda conta com pista de skate e pista de bicicross que recebe competições de nível nacional.

ITU

Uma estrada que é parque

(ligação entre as cidades de Itu e Cabreúva)

Que tal contar com uma estrada inteira de muito verde, ar puro, um rio e plantação nativa? Para isso, só mesmo passando pela Estrada Parque, que une as cidades de Itu e Cabreúva. Não há nada mais prazeroso do que poder dirigir ou pedalar por este trecho, que reúne o que há de mais belo na natureza, com muitas árvores, o som dos pássaros, o ar fresco e o barulho gostoso do rio (embora poluído) que percorre todo o trajeto. As opções de camping são várias, tanto que não há lugar mais apropriado para isso do que a Estrada Parque. A proximidade com a natureza atrai milhares de pessoas, que buscam nos campings uma nova forma de qualidade de vida.  E isso é possível, pois é só escolher o que mais lhe agrada e aproveitar. Além disso, também existem sítios e belas fazendas na estrada, como a Fazenda da Serra, que é conhecida nacionalmente por oferecer um dos melhores chocolates do país.

A geologia do Parque do Varvito

(localizado no Parque Nossa Senhora da Candelária). Entrada grátis.

Patrimônio tombado pelo Condephaat, o parque ituano foi construído em uma área de44.346 m2da antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. No local existem, entre outras coisas, a Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fósseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Anfiteatro Gondwana, Gruta Lágrima do Tempo, Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico. A Gruta Lágrima do Tempo recebe esse nome devido à formação de gotas d’água em sua parede, dando a impressão de lágrimas. Durante todo o parque existem placas e murais explicativos, portanto, aprender se divertindo é algo fácil no Parque do Varvito.

fotos: AI/Prefeituras de Salto e Indaiatuba

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?