Pesquisar

>

Post: Pantanal, um santuário no coração do Brasil

Pantanal, um santuário no coração do Brasil

Inúmeras espécies de animais convivem juntas num dos maiores santuários ecológicos de nosso planeta

Um dos lugares mais belos do planeta, o Pantanal é destino certo para quem ama a natureza

O Pantanal é, sem dúvida, um dos lugares mais belos do Brasil. Localizado na bacia do rio Paraguai, ao norte está cercado pelas serras dos Parecis, Azul e do Roncador, a leste pela serra de Maracajú, ao sul pela serra da Bodoquena e a oeste pelos charcos paraguaio e boliviano. O Pantanal abrange 12 municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se pela Bolívia e Paraguai. Mas seu maior território encontra-se mesmo no Mato Grosso do Sul, conhecido como Pantanal Sul e tem como porta de entrada a cidade de Corumbá.

A sua localização faz com que grande parte do território se transforme em descampados ou grandes lagoas durante boa parte do ano. A grande diversidade da fauna é um dos seus grandes atrativos, seja ela aquática (jacarés, peixes…), terrestre (capivaras, antas, cervos-do-pantanal) ou aérea (garça, ararinha-azul, tuiuiú).

Muitos visitam o local para pescaria, outros para descanso e até mesmo para aventuras pelos inúmeros cenários para trilhas e safáris ecológicos. Eu, como bom pescador (pesca esportiva e não predatória), não fico sem visitar o Pantanal durante o ano.

Para quem adora aventura, existem inúmeras trilhas para serem feitas, passando pelas mais diversas paisagens: capões, cerrados e banhados. Em geral, os hotéis-fazenda organizam trilhas auto-guiadas dentro da sua própria área. Já para quem prefere o safári ecológico, existem alguns programados para conhecer melhor o território e garantir maravilhosas fotos. Utilizando um veículo aberto, o viajante pode ir até regiões mais distantes para fotografar e filmar os animais da região. Na época de estiagem, esses passeios tornam-se muito mais acessíveis.

Mas o melhor meio de locomoção para explorar o Pantanal com suas áreas alagadas é mesmo o cavalo. Não existem trilhas definidas para as cavalgadas, mas há um programa de acompanhamento dos peões pantaneiros. O turista observa o trabalho rotineiro dos peões enquanto conduz o gado. Para as cavalgadas, é essencial vestir calça comprida, meias, chapéu, calçado fechado e usar repelente.

Agora, quem como eu, ama a pesca esportiva, é preciso saber que ela é permitida fora do parque. Sua rede fluvial (bacia do rio Paraguai) é a maior da região e garante uma diversidade e quantidade enorme de peixes. Durante a piracema (de novembro a janeiro) a pesca é proibida. Os principais rios são os Aquidauana, Mirnda, Negros e Abobral e Paraguai, Nabileque e Aquidaban. É necessário retirar a licença nacional de pesca, feita em qualquer escritório do Ibama.

O parque

O Parque Nacional do Pantanal foi criado em 1981 e possui 135 mil hectares do Pantanal. O lugar conta com um ecossistema muito rico, onde se encontra uma das maiores concentrações de fauna selvagem do planeta.

Como o parque não é aberto para visitantes, a opção é se hospedar em uma das inúmeras fazendas, conhecendo o cotidiano da região. As atividades mais comuns para os visitantes do Pantanal são: focagem noturna de jacarés, trekkings com guias, cavalgadas, safári fotográfico, observação de pássaros e passeios de barco. Outra maneira bastante utilizada pelos ecoturistas é o acampamento no meio do mato. Mas vale lembrar que quem quiser visitar o Pantanal deve tomar algumas vacinas antes de desembarcar.

Tito Vicente Garcia escreveu este texto especialmente para esta seção da Revista Regional.

fotos: Álbum particular

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA VIAGEM

site-pantanal-10

Image 1 of 13

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?