Pesquisar

>

Post: Cochilar faz bem à saúde

Cochilar faz bem à saúde

Para especialista, o cochilo tem mais efeito do que tomar café para se manter desperto ao longo do dia

A soneca de dez minutos, como a sesta dos espanhóis, contribui para a memória

Aquele soninho que bate no meio do dia é muito comum, portanto, você que está bocejando aí não está sozinho. Infelizmente, no Brasil, a cultura da sesta (a soneca após o almoço) não faz parte do nosso dia a dia. Contudo, Fabíola Grasser, da Unimed, afirma que o melhor horário para tirar um cochilo é realmente após o almoço, entre 13h e 15h. Segundo ela, uma soneca de dez a 20 minutos é benéfica para a memória e habilidades motoras. “Pesquisadores americanos observaram que um cochilo durante o dia traz vários benefícios, como diminuição do estresse; melhora da capacidade da memória e produtividade; aumento da libido; renovação celular e, portanto, manutenção da aparência jovem; manutenção do peso; e diminuição dos riscos de hipertensão e problemas cardíacos”, conta.

Mas, atenção, cochilos longos, de até 50 minutos, podem fazer você entrar numa fase de sono mais profunda e, ainda, correr o risco de despertar sonolento, o que talvez prejudique as suas atividades no restante do dia. Para quem trabalha ou estuda longe de casa e não pode dar uma escapadinha na hora do almoço e tirar sua soneca em casa, o que pode ser feito é encontrar um cantinho tranquilo e adaptar o ambiente. O ideal é achar um espaço em que possa esticar as pernas, fechar as cortinas para escurecer o local ou usar uma máscara de dormir e, se for possível, usar um cobertor, já que a temperatura do corpo diminui enquanto dormimos.

Manter a regularidade do horário da soneca também é importante. Para a especialista o cochilo tem mais efeito do que tomar café para se manter desperto ao longo do dia, pois a cafeína pode reduzir o desempenho da memória. Ou seja, bons argumentos não faltam para um cochilinho depois do almoço.

foto: © Spectral-Design – Fotolia.com

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?