Conhecido em todo mundo pela frase “o inferno são os outros”, o texto de Jean Paul Sartre HuisClos, de 1944, ganha nova versão teatral. Com direção de Caco Ciocler, “No Exit– Entre Quatro Paredes” será apresentada de 16 a 18 de agosto no Teatro Liceu de Campinas. A montagem – com os atores Chris Couto, Sabrina Greve, José Geraldo Junior e Ando Camargo – é uma parceria do diretor e atorcom a Gelatina Cultural, do produtor Ricardo Grasson e com a produtora Maria Betânia Oliveira.
“No Exit” conta a história de três indivíduos que são condenados a conviver juntos no inferno: Garcin (José Geraldo Junior) é um homem letrado, com pretensões heroicas, mas covarde. Seu maior tormento é ter desvendada sua condição de covardia, que não pode ser mudada. Estelle (Sabrina Greve) é uma fútil burguesa que ascendeu socialmente através do casamento, mas em nome de seu conforto, assassinou o próprio filho. Tenta redimir-se atribuindo sua culpa ao destino. Inês (Chris Couto) é uma funcionária dos Correios. Seduziu a mulher de um amigo provocando um verdadeiro desastre na vida dos três, mas admite suas culpas sem delegar responsabilidades. Ela acha que compreende os motivos de estar no inferno, pois se julga sádica e acredita que o ódio a alimenta. Um quarto personagem, o Criado (Ando Camargo) é o funcionário do inferno responsável por trazer cada um dos indivíduos à sala.
Terceira incursão de Caco Ciocler na direção, “No Exit” vem sendo constantemente revisitado e montado mundo afora. Para o diretor, a peça revela, a cada ensaio, questões cada vez mais atuais. “Sartre colocou esses personagens juntos no inferno não apenas para pagarem por seus crimes e enxergarem-se através do olhar do ‘outro’. Num nível mais profundo, foi para descobrirem que a ausência do ‘outro’ como espelho, como retorno de nossas próprias afirmações, é que é o verdadeiro inferno. E é nesse contexto que a ação da peça acontece”, diz.
MAIS:
Local: Teatro Liceu Campinas – R. Barão Geraldo de Rezende, 330 – Guanabara, em Campinas.
Datas: 16, 17 e 18 de agosto
Horários: Sexta e Sábado – 21h e domingo – 19h
Entrada: R $ 60,00 e R $ 30 (meia)
Venda de ingressos : Pelo www.ingressorapido.com.br fone: 4003-1212 ou na bilheteria do Teatro .
Foto: Divulgação