Pesquisar

>

Post: Mais idade, menos rugas

Mais idade, menos rugas

Em meio a tantos tratamentos estéticos, existem medidas simples que auxiliam na prevenção das rugas

Evitar o sol e ter uma alimentação saudável e rica em antioxidantes são fatores essenciais contra rugas e manchas na pele

As rugas aparecem naturalmente com a idade, no entanto, a maioria das pessoas se incomoda com seu surgimento. Em meio a tantos tratamentos estéticos, existem medidas simples que auxiliam em sua prevenção. A primeira regra é evitar a exposição solar, fora isso, alguns cuidados com a alimentação são benéficos no combate ao envelhecimento precoce.

A dermatologista da Unimed, Cíntia Tuschinski, explica que o envelhecimento cutâneo é um processo fisiológico, no entanto, certos fatores externos aceleram essa ação. São eles: hábitos de vida, exposição solar, tabagismo, sedentarismo, estresse, entre outros. A médica ressalta, ainda, que o maior vilão é o sol. “Além de causar câncer, ele é um dos principais responsáveis pelo surgimento de manchas, rugas e irregularidades na pele fotoexposta. Portanto, vale muito a pena investir num bom protetor solar, recomendado por um dermatologista, de acordo com seu tipo de pele”.

Também é recomendável investir em refeições que contenham alimentos ricos em antioxidantes, pois são capazes de eliminar as toxinas (radicais livres) da pele. “Os radicais livres, em grande quantidade, promovem a degradação do colágeno e da elastina, contribuindo para o surgimento de rugas e flacidez”, explica.

 Alimentos contra rugas

Confira alguns alimentos ideais para prevenir as rugas, segundo a dermatologista:

 Castanha do Pará é rica em selênio, que ajuda no crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas. Além disso, ela é indicada a quem tem pele seca. “Seu princípio ativo auxilia a formar um filtro de proteção que evita a perda da oleosidade natural da pele”, salienta.

Chá verde – a bebida proveniente das folhas da Camelliasinensis possui grandes quantidades de flavonóides, que é um antioxidante. “Além de contribuir no emagrecimento, a erva tem ação antiinflamatória e estimula a regeneração. Em formulação tópica, atua como hidratante e calmante”.

Dmae (Dimetilaminoetanol) – é produzido em pequenas quantidades em nosso organismo e pode ser consumido por meio de peixes como o salmão, a sardinha e a anchova. “Esse antioxidante é responsável pela contração muscular e pela multiplicação das células responsáveis pela sustentação da pele, além de deixá-la mais viçosa e firme”, explica.

Frutas cítricas– o abacaxi, o morango, a laranja e a acerola são ricos em vitamina C, que também é um antioxidante. “Ela recupera vasos sanguíneos, melhora a condição de imunidade do organismo, fortalece a pele, estimula a formação de colágenos e é responsável pela elasticidade e flexibilidade da pele. Além disso, protege da radiação ultravioleta e atua no clareamentode manchas”, detalha.

Uva– possui mais de 20 antioxidantes conhecidos, inclusive no suco, vinho, semente e casca. “Quanto mais intensa for a sua cor mais antioxidantes ela tem”, revela. Justamente por suas propriedades e por estimular a produção de colágeno, é muito usada em cosméticos como tonificante e esfoliante. “Essa fruta também é empregada como ingrediente em loções, e o vinho, em banhos aromáticos”, descreve.

 foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?