Os tradicionais bonecos desfilam três dias no carnaval de rua
A Prefeitura de Salto convidou o artista plástico Marcelo Pranstetter e sua equipe para restaurar os tradicionais Bonecões da Barra. A equipe está trabalhando no conserto dos bonecos, em espaço gentilmente cedido por uma faculdade da cidade. Nesse Carnaval, a ideia da Secretaria de Cultura é de que todos os bonecões passem por recuperação (estrutura, figurinos e acessórios).
O desfile dos Bonecões da Barra, acompanhados pela Banda Gomes Verdi, abre o Carnaval de rua, no sábado, dia 09 de fevereiro, às 20h30, com saída da Casa da Cultura na praça Antônio Vieira Tavares, 36, centro percorrendo as ruas do bairro da Barra e chegada no Pavilhão das Artes, onde acontece o Baile Popular com a Banda Camaleão, executando as tradicionais marchinhas carnavalescas. Os bonecos desfilam ainda, nos dias 10 e 11 de fevereiro, na avenida D. Pedro II.
Neste ano, desfilam ao som das antigas marchinhas 18 bonecões, que homenageiam figuras tradicionais da cidade, do Brasil e até internacionais: Anselmo Duarte, o eterno Rei Momo do Carnaval de Salto, Chicão, Dercy Gonçalves, o jogador de futebol Neymar, a presidenta Dilma, o presidente dos EUA Barack Obama, o cantor Michael Jackson, entre outros.
Bonecões da Barra
Os chamados Bonecões da Barra constituem uma das mais expressivas tradições do Carnaval de rua da cidade de Salto, desde meados do século XX. Essas criações nasciam das mãos de populares, que moravam ou se reuniam na Barra, o simpático e pequeno bairro localizado junto aos rios Tietê e Jundiaí.
foto: AI Pref. Salto