Pesquisar

>

Post: Uma jovem senhora

Uma jovem senhora

Imagem do acervo da Fundação Pró-Memória

Igreja matriz de Indaiatuba ganha novas cores, mas preserva os traços de quando foi construída

Fevereiro é o mês de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Indaiatuba. E para comemorar mais um aniversário, a igreja matriz que leva o mesmo nome da santa ganhou roupagem nova. Com a ajuda da iniciativa privada, a construção idealizada por Pedro Gonçalves Meira em 1807 e concluída em 1839, de acordo com os registros da Fundação Pró-Memória, agora apresenta nova pintura e um visual mais clean.

A igreja matriz, como é conhecida na cidade, possuía as imagens sacras de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Dores e de São Benedito, algumas delas hoje se encontram na Arquidiocese de Campinas.

Quando o fazendeiro Pedro Gonçalves, dono da Fazenda Pau Preto, começou a construir a igreja perto do limite de suas terras, idealizou uma construção com linhas retas e simples, fiéis à tradição colonial paulista.

Ainda de acordo com os registros históricos do município, o núcleo urbano começou a fixar-se em torno do Largo da Igreja, como era chamada a praça Leonor de Barros Camargo, à época.

Imagem do acervo da Fundação Pró-Memória

A matriz também é um marco importante no desenvolvimento da cidade, uma vez que por meio da doação de alguns imóveis feita pelo fazendeiro em1813, acidade começou a tomar forma ao seu redor. Por esse gesto, Pedro é considerado o fundador de Indaiatuba.

Primeiras ações

Por conta da construção da matriz, o pequeno bairro passou a ser o centro civil da cidade, já que foi a partir daí que começaram os batismos, os casamentos e os sepultamentos, tanto da população de Indaiatuba quanto dos locais próximos.

Um fato curioso é que a primeira padroeira da capela foi Nossa Senhora da Conceição. Após a morte de Pedro, seu irmão Joaquim passou a cuidar do local e, devoto de Nossa Senhora da Candelária, transformou-a em sua padroeira.

 

A nova fachada recuperada da Matriz da Candelária, em Itu

Construção

Como dito, as linhas retas e simples conservam a forma de construção da época, taipa de pilão, sendo uma das poucas construções do Interior do Estado de São Paulo a manter essa característica. Durante o século XX foram feitas reformas para melhorar o seu interior, trocando o forro, a pintura e a iluminação. Seu Largo recebe há mais de 150 anos a Festa da Padroeira e os romeiros que vão para Pirapora.

Em torno da matriz foram sendo construídas as residências urbanas dos fazendeiros, hoje quase todas demolidas, e ao redor as casas de comerciantes, artesãos e trabalhadores livres. Dessa época ainda é possível ver preservada a casa número 1, na esquina da igreja, com seu muro de taipa original, que segue pelo beco lateral até a esquina da rua Pedro Gonçalves.

A igreja matriz, além de ser um local de encontro das famílias indaiatubanas, guarda uma parte da história da cidade. Que tal aproveitar a data e fazer uma visita?

fotos: Acervo/Fundação Pró-Memória

Imagens antigas da Matriz da Candelária em Indaiatuba e em destaque a igreja nos dias atuais, após reforma feita com ajuda da iniciativa privada

Fotos velhas: Fundação Pró-Memória

Legenda:

foto nova: Renato Lima

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?