Pesquisar

>

Post: O mágico do cubo

O mágico do cubo

“Já recebi depoimentos de uma mulher que estava perdendo seu cérebro em uma doença rara, e o cubo mágico salvou a vida dela, pois reativou partes dele que estavam morrendo”

Fascinado pelo cubo mágico, jovem consegue o recorde mundial após resolver seis cubos mágicos debaixo d’água sem respirar; ele ainda criou um robô que monta o cubo em menos de um segundo

Renan Cerpe é um jovem estudante de 20 anos que coleciona diversos títulos e invenções quando o assunto é cubo mágico, aquele brinquedinho popular dos anos 80 que faz sucesso até os dias de hoje. Para se ter ideia, o cubo é o segundo item de consumo mais vendido em todos os tempos, perdendo apenas para a bíblia e seguido do iphone, ipad, entre outros. Foi ainda na infância que Renan foi apresentado ao cubo mágico. “Meu pai cursava Engenharia e tinha aulas de Física. Nessa época praticamente todos, inclusive os jovens da faculdade, tinham um cubo nas mãos. Meu pai conseguia resolver duas camadas de um cubo e seu professor de Física o ensinou a finalizá-lo. As técnicas ou fórmulas para finalizar foram anotadas em um caderno dele e guardadas. Em 2007, ganhei um cubo numa quermesse e, coincidentemente, nessa mesma época, minha mãe encontrou as fórmulas e meu pai passou a decifrá-las”, conta o jovem que já foi três vezes campeão brasileiro, entre vários outros títulos.

Apaixonado por desafios, desde que aprendeu as técnicas com o pai, Renan nunca mais parou. Pelo contrário, o estudante foi se aperfeiçoando para ficar cada vez mais rápido na finalização do cubo. “Levei cerca de uma semana para conseguir a primeira vez, com pouquíssimas dicas e usando apenas as fórmulas do caderno do meu pai. Depois disso, eu precisava ficar mais rápido, claro, mas no Brasil não existiam sites completos com as fórmulas avançadas”, relembra. Foi a partir desta dificuldade que Renan criou um site exclusivamente sobre o cubo, traduzindo as fórmulas japonesas para o português, mas o que era brincadeira tornou-se business e atualmente, com mais de 700 mil acessos, ele também comercializa diversos modelos do brinquedo, a maioria importada.

Renan possui vários recordes quando o assunto é cubo mágico

Com o tempo, Renan criou também seus próprios métodos, inclusive para pessoas que nunca brincaram. O jovem já conseguiu finalizar o cubo em menos de 20 segundos na montanha russa do HopiHari, com apenas uma mão, em uma bicicleta, e até mesmo debaixo d’água: é de Renan o atual recorde mundial ao resolver seis cubos sem respirar dentro d’água. Foi também o garoto, residente em Sumaré, região de Campinas, quem organizou o primeiro campeonato de cubo mágico no país. Até hoje foram 25 torneios e ele venceu três: ABC Open 2010, Novo Hamburgo Open 2011 e Novo Hamburgo Open 2012 (este realizado em outubro e com cobertura do programa “Fantástico” da TV Globo).

A última invenção de Renan foi um robô que monta o cubo mágico em menos de um segundo. A ideia surgiu durante o curso de Mecatrônica. “Como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), decidimos fazer um robô que pudesse competir com os alunos. Porém, o robô foi um pouco além disso. O antigo recorde mundial para um robô resolver o cubo era de quatro segundos, o nosso fez até menos de um segundo”, se orgulha Renan, destacando que hoje sua invenção é a mais rápida do mundo.

Popularizando o cubo

Revista Regional: Depois do robô e do site, quais os próximos passos?

Renan: Agora é saber administrar tudo e não deixar de me divertir! Ensinar as pessoas é o grande objetivo e assim fazer com que o cubo seja algo comum e de fácil acesso.

E na vida pessoal, quais as perspectivas com ou sem o cubo?

Quero manter minha empresa e crescer a cada dia! Divulgar o cubo para todo o Brasil nas escolas, nas comunidades e em qualquer outro lugar que for preciso. E além de tudo, me divertir e seguir uma vida que eu possa aproveitar e “me orgulhar” do que fiz de bom para as pessoas através do cubo.

Por exemplo?

Já recebi depoimentos de uma mulher que estava perdendo seu cérebro em uma doença rara, e o cubo mágico salvou a vida dela, pois reativou partes que estavam morrendo. Outro depoimento de um homem que passou dois anos no crack, até que uma noite entrou em meu site e ficou lá a madrugada toda aprendendo a resolver. Essa então foi a primeira noite que ele não foi para favela usar a droga. Então, ele repetiu o feito e está até hoje, meses puro, graças a Deus e ao cubo que foi usado mais uma vez para o bem!

LINK: O site de Renan Cerpe que ensina técnicas de como montar o cubo mágico é o www.cubovelocidade.com.br

texto Renato Lima

fotos Giuliano Miranda

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?