À frente do Estúdio Glória, a designer Karina Vargas fala sobre sua paixão pela história dos objetos e a responsabilidade ambiental
Com móveis cobiçados por decoradores de todo o país, o Estúdio Glóriaem São Paulotem restaurado peças antigas, conferindo vida nova aos objetos. Formada em Moda e Design de Interiores, Karina Vargas é a idealizadora e proprietária da charmosa loja localizada no bairro da Vila Madalena.
“Desde criança eu sempre fui apaixonada por móveis antigos. Há 20 anos comecei a reformar os móveis da família e dos amigos” – conta Karina, que chegou a trabalhar com cenografia para sessões de fotos e para filmes, tudo por conta da sua paixão por mobiliário antigo. “Comecei a comprar peças e restaurar. Um dia eu e meu marido percebemos que meu ‘acervo’ estava ocupando muito espaço, e contava com cerca de 300 peças. Decidimos vender esses móveis que já haviam sido restaurados e a procura foi tão grande que vendemos tudo. Foi aí que decidi continuar reformando móveis antigos, comprava, restaurava e revendia, e a ideia da loja surgiu naturalmente” – explica.
A primeira loja do Estúdio Glória foi aberta na Granja Vianna, distrito próximo ao município de Cotia,em São Paulo. Dedicadaà revenda dos móveis restaurados, contava com um diferencial: um restaurante que servia comidas típicas. “Nós abríamos aos finais de semana e muitas pessoas de São Paulo e outras cidades apareciam para almoçar e passear” – diz a decoradora.
Há cerca de um ano e meio Karina mudou o Estúdio para a cidade de São Paulo e passou a abrir todos os dias, facilitando a comunicação com os decoradores e pessoas interessadas em comprar os móveis. É impossível pensar em decoração hoje sem conhecer as charmosas peças restauradas por ela.
Com gosto por móveis das décadas de 40, 50, 60, 70 e 80, o Estúdio Glória trabalha com o restauro de peças garimpadas por Karina em antiquários, fazendas e cidades do Interior. Uma ótima dica para aqueles que herdaram móveis antigos que não se encaixam muito bem na decoração atual. Tecidos novos e coloridos, patchwork e tintura laca em cores quentes são capazes de transformar e dar vida nova a móveis que antes pareciam sem graça.
Um guarda-roupa antigo, por exemplo, pode se transformar em cristaleira se retirarmos parte da madeira das portas e colocarmos vidro no lugar. Uma boa pintura e tecido são capazes de transformar qualquer objeto em novo.
Para a designer, em tempos onde a sustentabilidade é regra e não opção, a restauração de peças antigas casa com a ideia de reaproveitamento. “Quando você reforma os móveis que já tem não precisa comprar outros, portanto não contribui com a derrubada de mais árvores para a exploração da madeira. Além disso, os móveis antigos têm características maravilhosas, seu design de época, a madeira maciça e boa, o trabalho do carpinteiro, que fazia as peças artesanalmente”.
Os móveis antigos em muitos casos pertencentes às famílias há muitos anos carregam consigo lembranças e histórias que não devem ser desprezadas. “Cada peça traz uma história, ainda que seja uma peça adquirida em antiquário. É a história da época em que foi feito, a história das pessoas que viveram aquela época. Acho que não deveríamos nos livrar facilmente de um objeto antigo para dar lugar a novos móveis que são facilmente encontrados em várias lojas. Nossas casas não são showrooms, elas precisam ter a nossa identidade, nossa personalidade” – comenta Karina.
texto Paula Ignácio
fotos: Divulgação
CONFIRA GALERIA DE IMAGENS DAS PEÇAS RESTAURADAS POR KARINA VARGAS.