Pesquisar

>

Post: Vida nova aos móveis antigos

Vida nova aos móveis antigos

Karina Vargas, designer e apaixonada por móveis antigos

À frente do Estúdio Glória, a designer Karina Vargas fala sobre sua paixão pela história dos objetos e a responsabilidade ambiental

             Com móveis cobiçados por decoradores de todo o país, o Estúdio Glóriaem São Paulotem restaurado peças antigas, conferindo vida nova aos objetos. Formada em Moda e Design de Interiores, Karina Vargas é a idealizadora e proprietária da charmosa loja localizada no bairro da Vila Madalena.

“Desde criança eu sempre fui apaixonada por móveis antigos. Há 20 anos comecei a reformar os móveis da família e dos amigos” – conta Karina, que chegou a trabalhar com cenografia para sessões de fotos e para filmes, tudo por conta da sua paixão por mobiliário antigo. “Comecei a comprar peças e restaurar. Um dia eu e meu marido percebemos que meu ‘acervo’ estava ocupando muito espaço, e contava com cerca de 300 peças. Decidimos vender esses móveis que já haviam sido restaurados e a procura foi tão grande que vendemos tudo. Foi aí que decidi continuar reformando móveis antigos, comprava, restaurava e revendia, e a ideia da loja surgiu naturalmente” – explica.

A primeira loja do Estúdio Glória foi aberta na Granja Vianna, distrito próximo ao município de Cotia,em São Paulo. Dedicadaà revenda dos móveis restaurados, contava com um diferencial: um restaurante que servia comidas típicas. “Nós abríamos aos finais de semana e muitas pessoas de São Paulo e outras cidades apareciam para almoçar e passear” – diz a decoradora.

A poltrona antiga da vovó ganha novos ares quando reformada e revestida com tecidos novos

Há cerca de um ano e meio Karina mudou o Estúdio para a cidade de São Paulo e passou a abrir todos os dias, facilitando a comunicação com os decoradores e pessoas interessadas em comprar os móveis. É impossível pensar em decoração hoje sem conhecer as charmosas peças restauradas por ela.

Com gosto por móveis das décadas de 40, 50, 60, 70 e 80, o Estúdio Glória trabalha com o restauro de peças garimpadas por Karina em antiquários, fazendas e cidades do Interior. Uma ótima dica para aqueles que herdaram móveis antigos que não se encaixam muito bem na decoração atual. Tecidos novos e coloridos, patchwork e tintura laca em cores quentes são capazes de transformar e dar vida nova a móveis que antes pareciam sem graça.

Um guarda-roupa antigo, por exemplo, pode se transformar em cristaleira se retirarmos parte da madeira das portas e colocarmos vidro no lugar.  Uma boa pintura e tecido são capazes de transformar qualquer objeto em novo.

Para a designer, em tempos onde a sustentabilidade é regra e não opção, a restauração de peças antigas casa com a ideia de reaproveitamento. “Quando você reforma os móveis que já tem não precisa comprar outros, portanto não contribui com a derrubada de mais árvores para a exploração da madeira. Além disso, os móveis antigos têm características maravilhosas, seu design de época, a madeira maciça e boa, o trabalho do carpinteiro, que fazia as peças artesanalmente”.

Imagem da loja na Vila Madalena, em São Paulo

Os móveis antigos em muitos casos pertencentes às famílias há muitos anos carregam consigo lembranças e histórias que não devem ser desprezadas. “Cada peça traz uma história, ainda que seja uma peça adquirida em antiquário. É a história da época em que foi feito, a história das pessoas que viveram aquela época. Acho que não deveríamos nos livrar facilmente de um objeto antigo para dar lugar a novos móveis que são facilmente encontrados em várias lojas. Nossas casas não são showrooms, elas precisam ter a nossa identidade, nossa personalidade” – comenta Karina.

texto Paula Ignácio

fotos: Divulgação

 

CONFIRA GALERIA DE IMAGENS DAS PEÇAS RESTAURADAS POR KARINA VARGAS.

1

Image 1 of 17

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?