Conheça alguns dos museus mais interessantes e engraçados do Brasil e do mundo que informam e divertem milhões de pessoas todos os dias
Quando falamos em museus logo imaginamos obras de arte raríssimas ou mesmo objetos muito antigosem exposição. Masnem só de obras de arte vivem os museus. Diferentes peças e objetos que não possuem características de grande importância para as civilizações também podem nos contar histórias felizes, tristes, macabras e até mesmo muito divertidas.
Estima-se que no Brasil hoje existam cerca de 3 mil museus, dentre eles alguns bem inusitados, como o Museu de Cera de Gramado, Museu do Chupa-Cabra de Botucatu, Museu das Invenções, do Relógio e do Crimeem São Paulo. Nocampo dos museus internacionais encontramos o terrível Museu da Inquisição na Espanha, Museu do Lamen no Japão, Museu do Lego na Alemanha e Museu dos Corações Partidos na cidade de Zagreb, Croácia.
Engraçados
O Museu das Invençõesem São Pauloé divertidíssimo. Localizado no bairro de Perdizes, conta com visita monitorada e quase todos os dias recebe estudantes e grupos escolares. De acordo com a monitora Juliana B.G, responsável pela seção educativa do museu, dentre os inventos mais curiosos estão os do japonês Kenji Kawakami, aquele que mais “criou inutilidades” como o boné com teto solar, os óculos com funil para pingar colírio e o pente para carecas. “São invenções muito divertidas, mas também há aquelas bem úteis, como o Carro Antienchente criado por Marcos Renato Pires. Por meio de um dispositivo instalado próximo as rodas, quatro bóias infláveis são lançadas no momento em que um botão é acionado pelo motorista, fazendo com que o veículo flutue na água” – conta Juliana.
Outro museu engraçado mantém sua sede em Boston, nos EUA. É o chamado Museum Of Bad Art, ou “Museu da Arte Ruim”. Sua localização também é inusitada: ao lado do banheiro masculino no porão de um teatro. Os idealizadores Michael Frank e Louise Reilly Sacco decidiram criar o museu quando se depararam com uma pintura muito feia. O Museu da Arte Ruim vive de doações feitas pelos próprios “artistas”, cujos nomes não são divulgados. Qualquer pessoa pode entrar em contato e doar “sua grande obra de arte”.
Museus macabros
O Museu da Polícia Civilem São Pauloé também conhecido como Museu do Crime. Um tanto macabro, ele traz informações sobre apreensões de drogas, sequestros e criminosos que marcaram época, como José Pistone, o autor do crime da mala, e João Acácio Pereira da Costa, o bandido da luz vermelha, que chegou até a inspirar o famoso filme do diretor Rogério Sganzerla.
Na cidade de Toledo, Espanha, há outro museu terrível. Ele traz réplicas e originais de instrumentos usados para tortura durante a inquisição. Localizado na Pensilvânia, EUA, é um lugar de arrepiar os cabelos: Mutter Museum, ou Museu da Morte, onde estão expostas ossadas de pessoas com patologias graves, instrumentos utilizados por médicos e até fetos embebidos em formol.
Interativos
Países como Alemanha, EUA e Dinamarca contam com o parque temático Legoland, onde há museus pra lá de divertidos. O Museu do Lego é um dos preferidos das crianças, que interagem com esculturas feitas a partir de peças do famoso brinquedo educativo. São imagens muito bem construídas de personagens históricos famosos, locais conhecidos e animais.
Para aqueles mais poéticos e curiosos que gostam de conhecer um pouco sobre as histórias de pessoas comuns, existe na internet o Museu da Pessoa. Ele é interativo e através do site você pode ler histórias de gente que dedicou uma parte do seu tempo para escrever sobre a própria vida. Lá também é possível contar sua história e deixar o registro para as futuras gerações.
Também interativo, o Muco – Museu da Corrupção – foi criado por jornalistas de São Paulo e traz a história de todos os casos de corrupção já registrados no Brasil desde os anos 60, incluindo aqueles que acabaramem pizza. Nosite é possível assistir a vídeos, ler notícias, conhecer os casos mais esdrúxulos de roubalheiras pelo Brasil afora.
Museu do chororô
Para aqueles que terminaram um relacionamento e não sabem o que fazer com os “pertences” da pessoa amada uma dica: o Brokenships ou “Museu dos Corações Partidos”, na Croácia, recebe todos os dias doações de pessoas que procuram se libertar das lembranças do antigo amor. Chaves de portas, diários, ursinhos e fotos rasgadas estão entre os objetos curiosos.
MAIS:
Museu da Arte Ruim: www.museumofbadart.org
Museu de Cera de Gramado: www.museudeceradreamland.com.br
Museu dos Corações Partidos: www.brokenships.com
Museu da Corrupção: www.muco.com.br
Museu das Invenções: www.museudasinvencoes.com.br
Museu do Lego: www.legoland.com
Museu da Pessoa: www.museudapessoa.net
texto Paula Ignácio
fotos: Divulgação