Ainda dá tempo para ter um corpo sequinho para a estação
Conte no calendário. Falta pouco mais de um mês, tempo suficiente para entrar em forma para o verão. Academia, regime e tratamentos estéticos, essas são suas armas para a estação que pede roupas frescas, curtas e aquele bronzeado. Preparado para entrar em combate?
“Para quem quer perder alguns quilos de forma saudável até o verão precisa começar agir hoje, já!”, brinca a médica ortomolecular Tathiana Martins Alamino Lacalle. A profissional afirma: “não existem milagres, existe muito trabalho e dedicação. Na ortomolecular, fazemos a suplementação dos nutrientes que estão em déficit utilizando fitoterápicos para acelerar o metabolismo, melhorar o rendimento físico e diminuir a ansiedade. Mas precisam ser prescritos com responsabilidade, pois um organismo não é igual ao outro, isto deve ser feito de forma individualizada e responsável”, conclui.
Para começar a “guerra” já vitoriosa, o ideal é se cercar de bons profissionais, além de ter em mente o corpo que deseja com saúde e disposição. Tatiane Mendes, nutricionista, indica uma desintoxicação, preparando-o para que o organismo possa aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos. “Todos os dias nosso organismo é bombardeado por substâncias nocivas, como medicamentos, corantes, conservantes, gordura, entre outros. A dieta detox ajuda a eliminar esses excessos que, ao longo do tempo, vão se acumulando e impedindo que o organismo funcione a todo o vapor”, explica.
A profissional dá algumas dicas, como:
– Retire da sua alimentação alimentos a base de leite de vaca e seus derivados, produtos que contenham glúten (ex: farinha de trigo e seus derivados, aveia, cevada, centeio e trigo em grão, além de preparações que contenham esses ingredientes);
– Introduza em sua alimentação frutas, sucos naturais, óleo de coco, chás (principalmente o chá verde), vegetais em geral, arroz integral, carnes brancas (evitando frituras), semente de linhaça e chia, quinua, entre outros alimentos naturais e nutritivos;
“Lembrando que cada organismo é um, é único e uma avaliação por um profissional nutricionista pode ser indicado para atingir o objetivo e a saúde, além de dosar as quantidades e realizar uma dieta individualizada”, completa. Saber o que come e ter essa preocupação é o que a médica ortomolecular Tathiana também diz. “Como dizia Hipócrates – considerado o pai da medicina – ‘Deixa o alimento ser tua cura’, na ortomolecular é dessa maneira. As pessoas ‘matam‘ a fome, mas não se nutrem de forma adequada, daí surgem doenças e desequilíbrios nutricionais. Neste momento entra a prática ortomolecular suplementando o que não está sendo consumido, ou que está sendo consumido, porém não está sendo absorvido por diversos motivos. Uma pessoa mal nutrida sente fome o tempo todo, o corpo pede pelos nutrientes, gerando aumento de peso e desequilíbrios orgânicos. Neste momento entra a especialidade com as suplementações necessárias e a nutrição funcional com a reeducação alimentar para assim restabelecer um equilíbrio. Veja que a ortomolecular anda de mãos dadas com a nutrição funcional”, comenta a profissional.
Suar a camisa
Mas fechar a boca é só uma parte da batalha. Junto com as folhas de alfaces e os nutrientes próprios para o seu organismo, é necessário suar a camisa. “As pessoas devem procurar combinar exercícios de musculação com aeróbicos, associando fortalecimento muscular, resistência, condicionamento cardiorrespiratório e queima de gordura. Exercícios aeróbicos podem ser realizados em esteiras, bicicletas, elípticos ou até mesmo em parques e praças. Já a musculação deve ser realizada em academias, sempre supervisionada por um profissional habilitado. Lembrando sempre em respeitar os limites do seu corpo, seguindo uma série adequada e as orientações do seu professor”, fala o educador físico e personal trainer, Marcos Regadas.
Mas, como nem tudo é sofrimento, a tecnologia entra em cena para dar uma forcinha na missão “verão 2013”. “Existem tratamentos estéticos com resultados incríveis e rápidos! Para gordura localizada sempre indico associação de tratamentos: um que faça lipólise (quebra de gordura) e um que modele o corpo. Entre os que fazem lipólise gosto muito da eletrolipólise, que além de quebrar a gordura trabalha a flacidez, mas o meu favorito ainda é a carboxiterapia, que quando utilizado corretamente traz resultados rápidos para a eliminação da gordura localizada. Já para modelar eu gosto muito do manthus, que é ultra-som de alta potência, indicado para gordura localizada, celulite, pré e pós-operatório. E todos esses tratamentos são potencializados quando há uma boa suplementação ortomolecular, alimentação adequada e atividade física”, completa Tathiana.
Agora você já sabe por onde começar, o que fazer e quem procurar. Só falta escolher o biquíni, a sunga e decidir o destino. Seja em praias ou clubes, o corpo magro estará em cena e a “guerra” vencida.
texto Yara Alvarez
foto Microfoto