Os atletas de natação PCD de Indaiatuba Raquel Viel e Ronaldo Santos, apoiados pela Secretaria Municipal de Esportes, alcançaram bons desempenhos nas Paraolimpíadas de Londres, encerradas no domingo, dia 09. Ambos foram convocados a compor a seleção brasileira, com 11 integrantes, que disputou o evento e ficou com a sétima colocação no quadro geral de medalhas. Raquel Viel ficou com a sétima colocação na prova dos 100m costas. “Ela conseguiu estabelecer um novo recorde brasileiro na prova, com o tempo de 1.21.10 e pulou da 12ª colocação no ranking mundial para ser finalista nas Paraolimpíadas”, destaca o treinador Antônio Luiz Cândido. “Além de participar da final, ficou em 9º lugar nos 400m livre, 10º nos 200m medley, 12º nos 100m peito e 13º nos 50m livre, competindo com os melhores do mundo”, diz.
Cândido ressalta também a conquista de Ronaldo Santos. “O atleta melhorou suas marcas e teve um excelente desempenho nas provas de 50m, 100m e 400m livre e 100m costas. Não foi o suficiente para passar às finais, mas representa grande avanço para Ronaldo”, finaliza.
Os próximos desafios da equipe de natação PCD de Indaiatuba serão a Copa Gran (equipe principal e equipe escolar) em setembro e o Brasileiro Escolar São Paulo (com os atletas Rafaela Barce, Brenda Lia, Beatriz Zuzi e João Leite)em outubro. Alémda Secretaria Municipal de Esportes, apóiam o grupo Vmarc, Confidence Câmbio, APIN, LC, Taquaral Sport Center e Clean Eco Lavanderia.
Esporte como exercício da cidadania e inclusão social
O esporte competitivo em Indaiatuba tem como objetivo primordial inspirar e estimular crianças e jovens para a prática esportiva, tendo como exemplo atletas de sucesso que iniciaram sua carreira no Pria (Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento) da Secretaria Municipal de Esportes. Direcionado a crianças na faixa etária de seis a 17 anos, o projeto oferece atendimento gratuito para 28 modalidades em 28 pólos. Suas metas são o desenvolvimento da ética esportiva, a valorização do caráter educacional do esporte, a cooperação, a consciência corporal e o exercício pleno da cidadania, com amplo acesso à participação popular.
foto: Divulgação