>

Post: Azulejos de Itu contam nascimento da República

Azulejos de Itu contam nascimento da República

Um dos painéis que trazem os azulejos do Museu Republicano de Itu

Até 31 de agosto, quem quiser conhecer um extraordinário episódio da história do Brasil, poderá conferir uma coleção de obras de arte, com 22 painéis, retratados nos azulejos que enriquecem o saguão de entrada do Museu Republicano de Itu, expostos no Espaço Cultural DDI, no segundo andar do prédio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista.
A exposição, que tem apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac-ICMS ), poderá ser visitada, com entrada gratuita, todos os dias, exceto sábados e domingos, das 9h às 19h, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera, sede do Legislativo de São Paulo.
A mostra é coordenada pelo pesquisador e documentarista José Antonio Barros Freire, para quem “um dos objetivos da exposição é homenagear Afonso de Taunay, um dos maiores historiadores do país, e idealizador do revestimento das paredes do Museu Republicano

Escadaria do Museu com os azulejos ao fundo

“Convenção de Itu”, que pertence à USP, com as obras de arte dos azulejos, pintados a mão, que retratam diversos aspectos culturais e históricos da cidade de Itu”.
Conhecido pelo seu principal trabalho, “Os Monumentos de São Paulo”, Barros Freire já desenvolveu inúmeros projetos culturais e históricos em DVD para diversas cidades, como Itu, Salto, Porto Feliz e, agora, realiza a produção do documentário sobre a História de Sorocaba, através de um passeio pelo acervo do Museu Sorocabano, com ênfase no ciclo do tropeirismo.
A mostra dos Azulejos de Itu, uma exposição itinerante, terá novo endereço, até o final de setembro, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga) e depois poderá ser requisitada por outras entidades ou prefeituras para divulgar essa obra que retrata detalhes da vida dos paulistas durante os séculos 18 e 19.

Outro painel que pode ser visto na exposição em São Paulo

A exposição, não só divulga registros iconográficos, nem sempre conhecidos ou lembrados pelas novas gerações, como, também, mostra cenas e personagens da História que fazem parte da memória nacional, pois se referem ao movimento bandeirantista. Além disso, registra a participação de ituanos e paulistas no processo da independência e na construção do estado republicano.

fotos: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?