No dia 17, às 19h, o Museu da Energia de Itu, com o patrocínio da Gas Natural Fenosa, inaugura a exposição “1932, o Ano da Revolução Paulista”. A mostra, que integra as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, conta a história da mobilização que teve a participação de diferentes setores da sociedade paulista da época, inclusive trabalhadores do setor de energia.
Os visitantes terão a oportunidade de conferir, por meio de fotos históricas, alguns dos acontecimentos mais marcantes da revolução: o alistamento e os exames médicos dos soldados, a preparação das mulheres para atuarem como enfermeiras durante os confrontos, e até a participação de indígenas na batalha. Além das imagens, a exposição traz também documentos da época.
A Revolução de 32 foi um marco na formação do povo paulista. Suas bandeiras, a constitucionalização do país e a autonomia e superioridade de São Paulo, defendidas pela elite, sensibilizaram grande parte da população, que aderiu às manifestações, conforme explica Mariana Rolim, superintendente da Fundação Energia e Saneamento, que administra o museu: “A exposição ilustra bem o grande impacto do movimento constitucionalista no cotidiano social de todo o Estado de São Paulo”.
MAIS:
Exposição: “1932, o Ano da Revolução Paulista”
Abertura: 17 de agosto, 19h
Data: de 18 de agosto a 30 de setembro
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 17h
Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro
Informações: 11 4022 6832
Site: www.energiaesaneamento.org.br
Ingresso: R$ 4,00
foto: Divulgação