Pesquisar

>

Post: Um passeio pelos Jardins de Inhotim

Um passeio pelos Jardins de Inhotim

Vista parcial do belíssimo Jardim de Inhotim, suas espécies e algumas obras de arte em foto de Roberta Murta

Conheça a antiga fazenda mineira que se transformou em uma das maiores coleções de espécies botânicas do Brasil

             Situado próximo a Belo Horizonte, o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, mais conhecido como Inhotim, abrange uma área de cerca de300 hectaresde mata nativa conservada e abriga as principais espécies do cerrado e da mata atlântica.

A antiga fazenda, inicialmente propriedade do empresário e crítico de arte Bernardo Paz, foi adaptada no ano de 2004 para receber visitantes e desde então sua área tem crescido cada vez mais. Colecionador e amigo de diversos artistas, Bernardo Paz reunia em seus jardins muitas esculturas e obras de artes, bem como viveiros e espécies botânicas raras, algumas até ameaçadas de extinção.

O cultivo de diferentes plantas como palmeiras, bromélias, diversos tipos de samambaias, e flores como as orquídeas requer cuidados especiais e constante atenção. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental Laura Neres, o clima da região em que o Instituto está inserido possui temperaturas mais amenas do que os ambientes de cerrado. Apesar disso, muitas plantas precisam ser acondicionadas em estufas, dependendo de cada estação do ano. “É o caso da exótica Amorfofalus-Titanium, conhecida como a flor-cadáver, que floresceu na América Latina pela primeira vez no Jardim Botânico do Inhotim”.

Paisagismo de Burle Marx

Durante os anos 80 Bernardo Paz recebeu em sua fazenda a visita do ilustre amigo e paisagista Roberto Burle Marx. Conhecido pela imensa criatividade, o paisagista tinha formação em artes plásticas, mas participou de diversas outras atividades e ocupações. Arquitetura, paisagismo e tapeçaria foram algumas delas.

Quando chegou ao Inhotim, ainda não conhecido pelo grande público, Burle Marx sugeriu algumas mudanças para os jardins já existentes, colaborando com o projeto paisagístico do local. De acordo com Laura, os projetos do artista são bastante identificáveis em diversas áreas do Instituto. “Muitas características do belo trabalho de Burle Marx podem ser vistas, como a utilização de espécies tropicais no paisagismo, grandes maciços ou blocos com apenas uma espécie, caminhos de formatos orgânicos que conferem beleza cênica aos locais”, diz a coordenadora.

Descobridor de diversas espécies botânicas, Burle Marx participou de movimentos de arte moderna junto a precursores do modernismo brasileiro como os arquitetos como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, inserindo o conceito de abstrato em muitos de seus projetos paisagísticos.

Arte e natureza

Passear pelos jardins do Inhotim é descobrir uma nova maneira de relacionar-se com a natureza, seja através do paisagismo ou em meio a imponentes prédios utilizados como galerias de arte, além das esculturas que permanecem expostas a céu aberto.

A harmonização das esculturas e das espécies da flora brasileira contribui para a beleza do lugar. A obra da artista japonesa Yayoi Kusama, por exemplo, é parte integrante do conjunto arquitetônico do Centro de Educação e Cultura do Instituto, e recebeu o nome de Narcisus Garden.

Segundo Maria Eugênia Salcedo, coordenadora do Núcleo de Arte Educação do Inhotim, o acesso ao teto do prédio, formado por imensos espelhos d’água, foi utilizado pela artista para criar um ambiente de total integração da obra de arte, paisagismo e dos visitantes. “Kusama criou uma porta de entrada para o restante do Instituto, que coloca o visitante de imediato inserido na proposta do lugar, com visão de si mesmo através das esferas na água, visão panorâmica da lagoa e de diversos locais do jardim”, explica Maria Eugênia.

Assim, a visita ao maior museu a céu aberto da América Latina, com seu Jardim Botânico lindíssimo e obras de arte contemporânea integradas remete ao crescimento de projetos cada vez mais inovadores no Brasil. A beleza criada pelo homem e a natureza foram muito bem harmonizadas em um local aberto ao público e ideal para um belo passeio repleto de atividades culturais.

MAIS: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 Km de Belo Horizonte-MG. Para mais informações, acesse: www.inhotim.org.br ou ligue para: (031) 3227-0001/ (031) 3227-6638

texto: Paula Ignácio

fotos: André Mantelli, Pedro Motta, Roberta Murta, Marcelo Coelho e Paula Ignácio

VEJA ABAIXO GALERIA COM FOTOS DE INHOTIM.

site-reporter-1

Image 1 of 8

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?