Pesquisar

>

Post: ‘Janelas do Mundo’ em exposição no Sesi

‘Janelas do Mundo’ em exposição no Sesi

Uma das janelas que pode ser vista na mostra do Sesi de Indaiatuba

A exposição fotográfica apresenta os estilos arquitetônicos encontrados em janelas. As imagens ficarão expostas de 1º a 15 de agosto. A entrada é franca

 Resultado de uma viagem do fotógrafo Fernando Garcia Simon pela Europa, a exposição Janelas do Mundo é composta por 16 fotos coloridas que revelam estilos arquitetônicos de lugares e culturas através de detalhes de janelas. A mostra estará aberta à visitação gratuita de 1º a 15 de agosto, no Sesi Indaiatuba.

Numa interessante simbologia, as janelas capturam a brisa que refresca e purifica o espaço. São elas que garantem, segundo o fotógrafo, a integração com o ambiente externo ou o isolamento, dançam em movimentos aleatórios que compõem grafismos e ritmos nas fachadas, tingidas em cores quentes por onde transbordam a vida em flores ou em cores pálidas revelando a melancolia do abandono. “E, numa analogia com a câmera fotográfica, as janelas são como um diafragma que regulam a intensidade da luz”, exemplifica. E conclui: “As janelas do mundo são como nossos olhos que nada mais são que janelas para o mundo”.

O fotógrafo

Para Fernando Garcia Simon, o interesse pela fotografia começou na infância, desenvolveu-se na adolescência por meio de cursos no Senac-Marília e intensificou-se durante os anos de 1980, enquanto estudava Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santos. Lá, ele teve o privilégio de aprender com professores e fotógrafos de expressivo renome no cenário fotográfico.

Os anos de faculdade foram o de maior atividade na produção fotográfica, com realização de projetos e exposições. Em 1984, ganhou uma Bolsa-Trabalho para realização de audiovisual sobre a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Os temas enfocados variaram com o tempo: fotografia social, natureza, esportes, grafismos e arquitetura. Mas, a paixão em congelar os momentos em que os olhos captam e o coração sente, continua a mesma.

MAIS:

O Sesi fica na avenida Francisco de Paula Leite, 2.701, Jardim Califórnia, em Indaiatuba. Horários: de 1º a 15 de agosto – segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, exceto feriado. Informações: (19) 3875-9000

fotos: Fernando Garcia Simon

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?