Pesquisar

>

Post: Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

Para a hidratação corporal, a dermatologista reforça: “prefira cremes ou loções cremosas, a fim de melhorar a aparência ressecada e a sensação de repuxamento da pele”

Com a chegada do inverno, as pessoas tendem a ficar mais relaxadas em relação aos cuidados com a pele e com o corpo. Afinal, tudo fica mais escondido com as elegantes e fartas roupas usadas nestas estações.

No entanto, adverte a dermatologista dra. Erica Monteiro, colaboradora da Unicco (Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia) do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, não se deve descuidar da pele do rosto e do corpo na época do clima frio e seco, pois é quando ela sofre intensa agressão, ficando com aspecto ressecado, opaco, áspero e com uma desconfortável sensação de repuxamento. A pele também pode ficar mais fina e suscetível ao envelhecimento precoce.

“No inverno, há outro agravante: todo mundo curte um banho muito quente e demorado. A água quente e o tempo prolongado debaixo do chuveiro removem o manto lipídico – camada natural da pele que mantém a água dentro das células, evitando que as mesmas se desidratem e ressequem muito. A falta desse manto pode ainda favorecer o aparecimento de alergias e doenças inflamatórias”, afirma.

Para evitar o super ressecamento da pele e até mesmo certas doenças, é preciso tomar banhos rápidos e com água morna. “Recomenda-se o uso de sabonetes com componentes hidratantes. Nessa época do ano, quem quiser usar loção tônica deve optar por aquelas sem álcool na formulação”, ressalta a especialista.

Segundo Erica, é importante também lavar bem o rosto com sabonete de limpeza, retirar qualquer vestígio de maquiagem e enxaguar com muita água.

Para a hidratação corporal, a dermatologista reforça: “prefira cremes ou loções cremosas, a fim de melhorar a aparência ressecada e a sensação de repuxamento da pele. Hidrate a pele após o banho. Caso necessário, repita várias vezes ao dia o uso de hidratantes. Aliás, é assim que deve ser feito”.

Hidratantes que contêm uréia em suas formulações mantêm estável a quantidade de água na pele. Para o rosto, deve-se usar hidratantes de acordo com o tipo de pele (seca, oleosa ou mista).

O clima frio propicia a manifestação da dermatite seborréica que pode ser leve – aparecendo como caspa – ou intensa, com escamas no corpo e no couro cabeludo. Nos casos leves, o suo de hidratantes corporais ou de xampu anticaspa (quando no couro cabeludo). Nos casos moderados ou graves, o correto é procurar um dermatologista para o tratamento.

O cabelo também é outra vítima do tempo frio, que propicia o ressecamento dos fios, deixando-os ainda quebradiços e, em alguns casos, com caspa. Nos casos mais simples, recomenda-se o uso de xampu anticaspa e máscaras hidratantes para cabelos secos uma vez por semana ou a cada 15 dias. Já nos casos moderados ou graves, é recomendável buscar um especialista.

 

Aproveite o inverno!

O sol bem menos intenso da estação representa uma excelente oportunidade para quem quer fazer alguns procedimentos, para os quais a exposição solar é praticamente proibida. Essa é a melhor época do ano para quem pretende se submeter a sessões de peelings. Feitos com ácidos diversos, com aparelhos que lixam a pele ou com laser, os peelings deixam o rosto muito sensível e, por isso, é totalmente vetado tomar sol. O tempo de recuperação depende da profundidade com que o tratamento atinge a pele.

Os peelings profundos, feitos com alta concentração de ácidos, ou mesmo a laser, são mais agressivos. O rosto fica inchado e sensível por sete dias e permanece vermelho por 30 dias ou mais. É indicado para pessoas que têm a pele muito envelhecida (geralmente após os 50 anos) ou marcada por cicatrizes de acne.

Já os peelings médios, geralmente, deixam a pele vermelha por apenas três dias. Depois, ela descama e fica rosada. A recuperação total acontece ao final de 15 dias, quando, normalmente, é indicada outra sessão. É feito com o objetivo de acabar com manchas e rugas de fotoenvelhecimento.

Bem mais suaves, os peelings superficiais podem ser feitos em outras épocas do ano. “Mas é melhor aproveitar a época em que as viagens para a praia se tornam bem menos frequentes. Eles deixam a pele avermelhada e sensível por apenas três dias. Por outro lado, precisam ser repetidos três ou cinco vezes, com intervalos quinzenais. Este procedimento melhora o aspecto dos poros abertos, sardas e linhas superficiais”, esclarece.

foto: Microfoto

 

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?