Pesquisar

>

Post: Madre Teresa “empreendedora”

Madre Teresa “empreendedora”

O livro traz um lado pouco conhecido da religiosa Teresa de Calcutá, o empreendedorismo

A freira comandou uma das maiores empresas do mundo; seu empreendedorismo está no livro “Madre Teresa CEO” que foi lançado recentemente no Brasil

Esta é uma história incrível de nossos tempos: uma organização, criada por uma empreendedora e 12 colaboradoras fieis, com apenas 500 rúpias em caixa e que se tornou um dos maiores empreendimentos do mundo. Atualmente, presente em mais de cem países, possui mais de um milhão de membros, aplica anualmente bilhões de dólares e é uma das marcas mais conhecidas da história.

A empresa Missionárias da Caridade foi criada e comandada pela religiosa albanesa Madre Teresa por 47 anos. A madre, uma mulher franzina, que media um metro e meio, criou uma organização mundial em prol dos mais pobres, utilizando técnicas que hoje poderiam ser aplicadas em qualquer tipo de organização.

Todo esse lado empreendedor de Teresa de Calcutá pode ser conhecida no livro “Madre Teresa CEO”, que foi lançado recentemente no Brasil. A autora Ruma Bose sempre admirou o trabalho da religiosa. Nascida e criada no Canadá, desde pequena ouvia histórias dessa mulher que abriu mão de tudo para ajudar aos mais necessitados e, aos 19 anos, antes de iniciar a universidade, voluntariou-se na ordem Missionárias da Caridade em Calcutá.

Durante um ano, a escritora conviveu com Madre Teresa. Neste período Ruma observou como a freira comandava com pulso firme e competência uma instituição que lidava com voluntários de todas as partes do mundo e que, apesar de ser um serviço social, precisava haver comprometimento com seus objetivos. Passados 20 anos dessa experiência, ela percebeu como sua vida tinha sido influenciada pelo tempo na ordem: escolhas, direções, visão, administração de conflitos, etc.

Então convidou Lou Faust, que se entusiasmou com o projeto e juntos prepararam um perfil com os princípios de sucesso da organização, que surge como um manual de gestão contemporânea para profissionais de todos os ramos.

No final do ano, em entrevista ao Brasil, a convite do Festival SWU, em Paulínia, Ruma Bose explicou como foi o período de convivência com Madre Teresa e sua visão sobre sua capacidade como grande gestora. O vídeo pode ser conferido no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=qXlVlk2G93s

Em “Madre Teresa CEO”, os autores apresentam oito princípios básicos de gestão de Madre Teresa e que podem ser aplicados em todo tipo de empresa, seja ela privada, governamental ou não-governamental. São eles:

– sonhe simples, mas fale com força;

– aprenda a lidar com o diabo para chegar aos anjos;

– espere e saiba escolher o momento certo;

– acolha o poder da dúvida;

– aja com disciplina;

– fale uma língua que as pessoas possam entender;

– preste atenção até mesmo no menor dos funcionários;

– use o poder do silêncio.

 

Reconhecida por todos

“Sempre considerei Madre Teresa um dos meus modelos de vida, pois ela entendeu e demonstrou através da sua existência que a liderança real tem origem na alma. Essa análise da grande compaixão, dignidade, empatia e amor de Madre Teresa é uma meditação profunda a respeito do que significa ser um líder de verdade”

Deepak Chopra, autor de The Soul of Leadership (A alma da liderança)

 

“As habilidades de liderança únicas de Madre Teresa são uma revelação. Enquanto lia, espantava-me ao reconhecer as lições simples e poderosas que estes oito princípios podem nos ensinar. Extraordinário”

Jim Mccann, fundador e CEO da 1-800-flowers.com e celebrations.com

 

“O empreendedorismo não consiste em criar uma empresa, mas em criar um estado de espírito. Bose e Faust realizam a missão estupenda de demonstrar a mentalidade empreendedora de Madre Teresa enquanto ela ações de Caridade em todo o mundo”

Leonard A. Schlesinger, CEO da Limited Brands

 

“Quem poderia imaginar que uma freira albanesa estabelecida nas favelas de Calcutá criaria uma das organizações mais reconhecidas do mundo? Leitura obrigatória para os leitores interessados nas possibilidades extraordinárias que uma pessoa pode realizar com visão, paixão e determinação”

Melanie Schnoll Begun, diretora da Morgan Stanley Smith Barney Philanthropic Services

 

MAIS: O livro “Madre Teresa CEO” foi publicado no Brasil pela Editora LeYa e pode ser encontrado nas grandes livrarias ou no site da editora: www.leya.com

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?