Pesquisar

>

Post: Como cuidar da coluna no trabalho

Como cuidar da coluna no trabalho

Uma postura correta na mesa de trabalho pode evitar problemas futuros na coluna

Com a popularização da tecnologia e o ritmo acelerado das grandes cidades, é notável o aumento do uso prolongado de notebooks, smartphones e tablets, inclusive no trabalho. Mas saiba que isso pode ser prejudicial para sua coluna.

De acordo com o ortopedista da Unimed, Alceuleir Cardoso de Souza, a má postura durante a utilização incorreta destes equipamentos e seus gestos repetitivos são os maiores vilões da saúde ortopédica. “Dores na região cervical e lombar, além de tendinites são as queixas comuns dos pacientes”, comenta.

Os problemas de posturas interferem diretamente na qualidade de vida, no relacionamento familiar e no rendimento profissional. Além disso, o incômodo também contribui para a evolução de distúrbios emocionais, gerando irritabilidade e até mesmo quadros de ansiedade e depressão.

Cardoso comenta que, em geral, as pessoas não dão a devida importância ao desconforto no desenvolvimento das tarefas cotidianas. “A dor é encarada apenas como cansaço”, diz.

A análise e prevenção são as melhores alternativas. “Qualquer pessoa pode se policiar em relação à postura, tanto na intensidade quanto na forma. Alongamento e mudanças de hábitos são essenciais para reverter um problema de coluna”, explica.

Para quem já detectou a causa, o indicado é procurar um especialista. A orientação auxilia, mas vale lembrar que apenas isso não é suficiente. “Em alguns casos, além da revisão dos costumes diários, a indicação psicológica e psiquiátrica são fundamentais, uma vez que o número de ‘viciados em tecnologia’ vem crescendo”, diz.

Dentro do programa de reeducação estão atividades físicas, que incluem, no primeiro momento, exercícios para o tônus muscular e alongamento. Com a primeira etapa concluída, são inseridas práticas para fortalecimento de massa muscular. É importante seguir as indicações, já que a sobrecarga pode levar a uma lesão, obrigando o paciente a abandonar o tratamento – conclui o médico da Unimed.

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?