Pesquisar

>

Post: Saúde em 2012!

Saúde em 2012!

Viva melhor em 2012, relaxe e tenha um ano mais saudável; Regional ensina algumas dicas

Especialistas de diversas áreas dão várias dicas de como melhorar a vida e ter um ano novo de verdade

Início de ano é sempre época para planejar uma vida nova, seja profissional ou pessoal. Para ajudar, a Revista Regional ouviu especialistas de várias áreas, como nutricionistas, dermatologistas, psicólogos, cardiologistas e profissionais de educação física, que puderam orientar melhor na hora de cumprir tais metas em 2012. Selecionamos as principais dicas destes profissionais, as quais podem, sem dúvida, garantir uma vida bem melhor neste novo ano. Se não conseguir cumprir todas de uma vez, tente ao menos ir se habituando com ótimas regras para sua saúde física e mental. Assim, os outros projetos virão como consequência.

 

1 – Beba de forma moderada

O consumo de álcool está relacionado com várias doenças e é um dos principais responsáveis pelo alto índice de violência e acidentes de trânsito.

 

2 – Não fume

Se não conseguir largar este vício sozinho, procure ajuda de um médico. O tabaco é a causa de um grande número de mortes prematuras.

 

3 – Evite os excessos

Evite excessos na alimentação ou pratos condimentados, fritos, salgados e doces. Procure sempre limpar o organismo com uma dieta equilibrada e criteriosa; além disso, beba muita água.

 

4 – Dieta equilibrada

Faça uma dieta equilibrada e pelo menos 40 minutos de atividade física diária, como caminhadas ou outro. O sedentarismo e a ausência de um regime alimentar equilibrado são amigos da obesidade, da tensão arterial elevada, do colesterol alto e de muitas doenças do sistema cardiovascular.

 

5 – Reduza a gordura

Evite ou reduza o consumo de gordura de origem animal. Prefira sempre o peixe à carne vermelha. Dê prioridade aos legumes, frutas e hortaliças, assim como aos cereais pouco refinados.

 

6 – Café da manhã

Tome um bom café da manhã, o mais diversificado e natural possível. À noite, faça uma refeição mais leve, como sopas, legumes cozidos e frutas, por exemplo. Seja mais cuidadoso quanto mais cedo se deitar.

 

7 – Água elimina toxinas

A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e, entre outras coisas, a manter a pele com um aspecto mais jovem e saudável. Beba pelo menos 2,5 litros por dia.

 

8 – Cuidado com o sol

Numa região quente como esta, modere as horas de exposição ao sol, quando estiver nos campings ou piscinas e mesmo nas praias durante este verão. Além de envelhecer precocemente a pele, a exposição abusiva aos raios solares é um fator de alto risco para o câncer de pele. Use sempre protetor solar.

 

9 – Uma pausa

Sempre que se sentir cansado ou ansioso, pare de trabalhar; levante-se e faça uns exercícios respiratórios, passe água no rosto, caminhe um pouco… Depois volte e retome as tarefas, mas reanimado.

 

10 – Vigie seu corpo

Vigie sua tensão arterial, nível de colesterol; faça exames rotineiros contra câncer de mama e próstata, visitas regulares a dentistas e oftalmologistas. Retome os cuidados com a saúde após os 40 anos.

 

11 – Viver com saúde

É possível viver com saúde e qualidade de vida na terceira idade. Para isso, visite regularmente seu médico, pratique uma alimentação saudável, faça exercícios físicos e estimule a atividade intelectual e social, ou seja, leia e continue a ter interesses, evite a solidão rodeando-se sempre da família e dos amigos.

 

12 – Sexo seguro

O preservativo é o método mais eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids. Portanto, tenha sempre a camisinha como regra quando o assunto é sexo.

 

13 – Planeje a vida

Planeje sempre sua vida para evitar o estresse. Quanto mais organizado estiver o seu dia-a-dia, mais disponível você estará para lidar com o imprevisto.

 

14 – Controle as emoções

Aprenda a lidar com as emoções, evitando perturbações nervosas como úlceras, colites, depressões e outras doenças. Procure expressar sempre claramente o que você sente: por exemplo, diga a si próprio “estou furioso” ou “esta situação é insuportável”, se for o caso, liberte-se das angústias.

 

15 – Meditação

Pare, escute e olhe: faça dois períodos de dez minutos de meditação por dia, de manhã e à noite.

 

16 – Natureza

Lembre-se sempre: a natureza é a melhor amiga na hora do estresse. Vá ao encontro do verde ou do mar, faça um passeio pelo campo ou à beira-mar, ande descalço na grama ou na areia; permita-se ver o espetáculo do nascer ou do pôr-do-sol ou à noite conte as estrelas.

 

17 – Seja calmo e paciente

Acalme-se em qualquer circunstância, seja cauteloso e prudente sempre. Se precisar, refugie-se num sítio onde possa estar sossegado, feche os olhos e respire fundo, enchendo o peito de ar e ouça apenas o seu coração.

 

18 – Escute sempre o seu coração.

 

foto: Microfoto

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?