Pesquisar

>

Post: Resgatando a “Memória de Itu”

Resgatando a “Memória de Itu”

Capa do livro lançado em dezembro em Itu

Mais uma vez a parceria entre os ituanos Jair de Oliveira e Luís Roberto de Francisco resulta em um trabalho que resgata 400 anos da história de Itu e dos ituanos

 

O livro “Memória de Itu” foi lançado na tarde de 03 de dezembro. Fruto de dez anos de pesquisa do engenheiro Jair de Oliveira, que idealizou o projeto a partir de uma exposição de fotos que pretendia fazer sobre Itu, por volta de 1997, e acabou não acontecendo. A ideia inicial era reunir algumas fotos antigas e a partir delas, fazer fotos novas do mesmo local. “Em um primeiro momento o público se mostrava um pouquinho reticente ao emprestar fotos e quando eu percebi que seria um processo um pouco lento, esse primeiro propósito passou. Mas não desisti da ideia. Fui conseguindo fotos com amigos, pessoas conhecidas, que foram me passando e eu sabia que em algum momento faria um trabalho com aquele material”, explica Jair.

A obra reúne cerca de 650 fotografias e dez textos de especialistas, professores de universidades paulistas, acerca do patrimônio material e imaterial ituano. Pessoas como Valderez Antonio da Silva, Carlos Alberto Cerqueira Lemos, Percival Tirapeli, Marly Therezinha Germano Perecin, Maria Alice Setubal, Jonas Soares de Souza e os próprios autores.

O fotógrafo Hélio Chierighini, falecido em 2005, também fez parte do projeto de mais de 500 páginas onde é possível ver e rever imagens inéditas de igrejas, casarios antigos, famílias, eventos e também da paisagem natural da cidade, divididos pelos quatro séculos de existência de Itu. “Durante toda a pesquisa muitas surpresas foram surgindo. Encontramos fotos do artista plástico Almeida Jr. Algumas pessoas que sempre ouvi falar, mas não sabia como eram fisicamente e outras tantas, inclusive familiares”, revela Jair. A oportunidade de divulgar para toda a comunidade ituana, imagens do passado é abrir espaço para que se reconheça na história e no patrimônio a possibilidade de uma transformação social e espacial da cidade.

A parceria de diversos patrocinadores foi a parte mais importante para que o “Memória de Itu” se tornasse real, cidadãos ituanos que acreditam na valorização do patrimônio e também que tem orgulho da sua história. “Muitas famílias colaboraram emprestando ou até mesmo dando fotos e coleções de fotografias inteiras para esse trabalho e também a gráfica Gavioli, onde pode ser adquirido”, conta Jair. Além disso, o livro comemora os quatro anos de fundação do Museu da Música de Itu e tem parte de sua vendagem destinada à manutenção do mesmo, criado em 2007 pelo Instituto Cultural de Itu.

 

texto e foto: Gisele Scaravelli

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?