Pesquisar

>

Post: Faça uma pausa!

Faça uma pausa!

Conhecer novos lugares, culturas, temperos, sons e paisagens são excelentes formas de relaxar

Tirar férias é essencial para manter a qualidade de vida e a saúde durante o resto do ano

Dar um tempo do trabalho pode ser uma atitude difícil para muitos, no entanto, é essencial não só para melhorar o rendimento no trabalho, bem como para o bem-estar geral. Algumas pesquisas apontam, inclusive, que as férias podem reduzir sintomas de depressão.
Para tanto, a regra básica é de fato se desligar das obrigações profissionais, isto é, evitar falar do assunto com os colegas de empresa. Entre as dicas está deixar todas as pendências por escrito e tentar resolver o máximo delas antes de sair. Com tais medidas, as chances de uma ligação do trabalho aparecer no celular no período de ausência diminuem.
O médico cooperado da Unimed, Carlos Farinelli, explica que se desprender totalmente pode ser muito difícil para aqueles que são “âncoras” ou mesmo tenham papéis extremamente estratégicos, porém, há como driblar. “Seja criativo e saiba programar suas férias e deixar com que os problemas na empresa fiquem te aguardando. Contar com a solidariedade dos outros com você também ajuda”, ensina.
Outra atitude essencial para que não se tire “falsas férias” é não ficar somente em casa. “Só faça isso se for importante, porque realmente não descansa. Assim como no trabalho, a casa também tem lá seus desgastes do dia a dia. Não dá pra viajar porque o dinheiro está curto? Não dá pra ir pescar? Vá caminhar que é de graça!”, indica o médico.
Uma dica não tão cara é aproveitar sua cidade ou região, indo a parques, cinema, teatro, restaurantes, entre outros lugares. É o momento também de curtir sua família, ler um livro ou encontrar amigos. “Você pode até ficar de pernas para o ar em algum momento”, brinca o médico. Tudo isso, segundo ele, alivia um dos grandes males da humanidade: a ansiedade.
Agora, se você conseguiu economizar, viajar é uma das melhores formas de descansar a mente, mesmo que acabe cansando o corpo. Conhecer novos lugares, culturas, temperos, sons e paisagens são excelentes formas de relaxar.

Existe um tempo ideal?

O médico Carlos Farinelli afirma que o tempo ideal para se afastar do trabalho varia. Em seu caso, por exemplo, prefere tirar três férias de dez dias ao longo do ano e aproveitar os feriados prolongados para fazer viagens mais curtas. “Não consigo ficar 30 dias parado que me estresso, meus pacientes e eu precisamos um do outro”, conta.
Para ele, o tempo é bastante relativo. “Cada pessoa sabe das suas necessidades e possibilidades, o que não se deve fazer é negligenciar os avisos que o corpo dá de que estamos precisando fazer uma pausa”, finaliza.

 

foto: Microfoto

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?