Pesquisar

>

Post: Uma ceia bem tropical

Uma ceia bem tropical

Chefs renomados dão dicas de como preparar pratos inusitados utilizando ingredientes que combinam com as altas temperaturas do verão brasileiro

Um dos pratos preparados pela expert Carla Pernambuco

As Ceias de Natal e Ano Novo geralmente trazem elementos e ingredientes tradicionais, mas também podem variar bastante de acordo com a cultura de cada família. Não é difícil encontrar pratos diferentes em cada um dos Estados brasileiros, e são muito comuns as adaptações ao clima e ingredientes típicos locais.

Segundo o personal-chef Bruno Garin, muito da nossa culinária é herdado de países como Portugal e Itália. “Brasileiros mesmo são os ingredientes utilizados pela culinária típica do Norte e Nordeste, com peixes de água doce e frutas como o cajá e o cupuaçu, ainda pouco apreciados no Sudeste”, diz.

Quando o assunto é a Ceia, existem pratos e ingredientes que nunca saem de moda e podem ser recriados em novas receitas. Bruno garante que no verão são comercializados pêssegos, figos e uvas porque suas safras ocorrem nesta época do ano. “Essas frutas são muito saborosas e podem ser usadas para molhos em carnes vermelhas. Também podemos substituir alguns ingredientes: castanha-do-Pará no lugar das nozes, ou carne de tambaqui assado ao molho de tucupi no lugar do tradicional Peru”.

Frutos do mar, carnes de cordeiro e de pato também são deliciosos e combinam com molhos feitos a base de frutas cítricas como maracujá, laranja ou abacaxi. Há diversos ingredientes considerados refrescantes, como as ervas frescas e alguns tipos de flores comestíveis. Frutas vermelhas como a cereja, framboesa e morango harmonizam bem com hortelã e podem ser servidas acompanhadas de tortas e cremes.

Apesar de não termos o hábito no Brasil de preparar as ceias utilizando ingredientes bem típicos do país, servir frutas como a pitanga e o caju certamente causará uma ótima surpresa nos convidados. “Sopas frias de entrada para almoços e jantares também são pouco comuns por aqui mas combinam bem com o clima quente desta época do ano”, sugere Bruno.

Carla Pernambuco é chef e mantém um famoso blog onde divulga algumas de suas receitas. Ela é conhecida no meio gastronômico pela culinária fusion e por dar cara nova a pratos tradicionais de países da América Latina e de diferentes Estados brasileiros. “Sempre procuro mesclar os ingredientes mais tradicionais da época aos sabores de diversas culturas gastronômicas, incluindo o Brasil, claro. Temperos e especiarias são ótimos para isso, pois possuem sabores marcantes de algumas regiões, como a páprica, açafrão, tomilho, coentro, entre tantos outros. Gosto muito de utilizar frutas nos preparos. É bom variar, introduzindo outras como a laranja kinkan, a manga ou o tamarindo”, revela a especialista, autora de pratos como o pudim preparado com fruta do conde, ideal para o verão e para o clima natalino.

De acordo com Bruno Garin, algumas de suas receitas também podem servir de inspiração na hora de compor uma ceia bem tropical: Tabule de quinua com camarão ao molho de maracujá, Moqueca de frutos do mar na moranga com farofa de dendê e arroz de caju e Mousse de cupuaçu com calda de framboesa como uma das opções para sobremesa.

As Ceias são sempre bem recebidas pelos familiares e amigos, e quanto mais inusitados os ingredientes, mais interessantes serão as festas. Geralmente o espírito de Natal é mantido pela decoração. “Quando preparo os pratos, costumo seguir critérios como a cultura da família e o gosto pessoal de cada um para criar uma Ceia que seja gostosa para todos. A utilização ou substituição dos ingredientes pode variar de acordo com essas observações”, conclui o chef.

fotos: Divulgação/Tadeu Brunelli e Tríade Fotografia

CONFIRA NA GALERIA ABAIXO FOTOS DE PRATOS PREPARADOS PELOS DOIS CHEFS.

site-ceia-1

Image 1 of 15


# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?