Pesquisar

>

Post: É Natal!

É Natal!

Presépio em ferro da escultora Eleonora Hoshino

Da tradicional a mais contemporânea, a decoração natalina envolve a todos e é responsável pela magia das festas nesta época do ano

A celebração do Natal segue tradições desde a Roma Antiga, quando o Imperador Constantino decidiu adaptar uma original festa pagã a símbolos do cristianismo. A festa se espalhou por diversos países, que adicionaram a sua ambientação elementos culturais diferentes e transformaram a comemoração em um verdadeiro espetáculo visual.

Hoje, seguimos com as tradições e não dispensamos a decoração natalina. Ambientar as casas com muitas luminárias, enfeites, bonecos e cores como o vermelho, o dourado e o verde é quase indispensável. No entanto, vale brincar com a possibilidade de inovar e preparar a casa com objetos diferentes que conferem um charme todo especial ao Natal e vão muito além da tendência dos pinheiros e presépios.

Segundo a designer de festas Clarissa Rezende, é importante observar alguns detalhes, como a personalidade dos proprietários da casa e características da família, por exemplo. “A ambientação também não deve brigar com a arquitetura e a decoração originais”, sugere.

Árvores, enfeites e tecidos

Os tradicionais pinheiros decorados são muito charmosos e continuam em alta, mas vale lembrar que é possível enfeitar árvores como palmeiras garrafa, galhos secos em vasos e plantas mais tropicais tipicamente brasileiras. São fáceis de enfeitar e se adaptam melhor aos ambientes, além de decorar a casa o ano inteiro.

A especialista em decoração Doris Sochaczewski gosta de garimpar novidades do mundo todo, e adora sair do convencional. Trouxe da Dinamarca enfeites de tecido para compor os galhos secos e pequenos castiçais pintados a mão que ficam lindos em janelas e mesas de centro. Velas coloridas também combinam bastante com o verão brasileiro.

Tecidos feitos com a técnica de patchwork são perfeitos como toalhas de mesa, guardanapos e almofadas. Estampas de flores e folhas também podem ser utilizadas para a decoração natalina, e tons mais leves de amarelo, verde fechado e azul ficam lindos em composições com tecidos brancos e fibras naturais.

Ousadia

Há presépios feitos de madeira, ferro, argila e até vidro. Hoje é possível encontrar verdadeiros trabalhos de arte produzidos com o tema.  Algumas lojas recebem peças de artistas plásticos renomados, garantia de bom acabamento e originalidade.

As guirlandas são quase tão importantes quanto a árvore para a decoração, e ajudam a compor os ambientes começando pelo hall de entrada. “Colocar uma guirlanda na porta é sinal de que os proprietários estão em clima de festa e de que a casa está preparada para o Natal. Elas podem ser feitas de diferentes materiais como folhas e galhos secos, arames ou tecidos, e decoradas com flores secas, pérolas, cetim, conchas, e bonecos de porcelana. Há uma verdadeira infinidade de opções interessantes e inusitadas”, afirma Clarissa.

Nas mesas

Para dar lugar as folhas secas, castanhas e velas brancas e douradas, podemos utilizar frutas frescas nas cores vermelha e amarela, flores, louças e enfeites de vidro das mesmas cores, que ajudarão a compor um visual moderno e diferente para o momento da ceia.

Ambientação feita pela profissional Katia Yahn em foto de Antonio Freitas

Se a decoração original for composta de muitos tecidos em preto ou em branco, a opção pela utilização de objetos decorativos em uma única cor (como o verde, amarelo ou vermelho, por exemplo) passa a sensação de um ambiente fresco e bem preparado para o verão, ideal para casas no campo e na praia. “Nesse caso, podemos acrescentar a decoração um vaso com galhos secos pintados de branco e decorá-los com pequenos enfeites de uma só cor, como o amarelo. Fica um charme se colocada ao lado da mesa de jantar”, diz Clarissa.

Não existem regras para a decoração de Natal, que também pode seguir uma linha mais tradicional e aliar tons de ouro escovado com verde mais escuro, branco, prata e vermelho. “O essencial é o espírito de festa sempre presente, que confere aos ambientes mais alegria para as comemorações de final de ano”, conclui a designer.

texto Paula Ignácio

fotos: Divulgação

CONFIRA MAIS FOTOS E DICAS PARA DECORAÇÃO DE NATAL NA GALERIA ABAIXO:

site-casa-2

Image 1 of 8


# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?