Pesquisar

>

Post: Primavera em casa

Primavera em casa

Deixe sua casa mais colorida e florida durante a primavera

A estação mais alegre e romântica do ano, além de nos animar, também nos inspira na hora de florir nosso lar

 

A primavera chegou! Nossos ânimos se renovam, o clima esquenta e as flores se abrem para a nova estação. A melancolia do inverno se foi e a sensação é de que tudo a nossa volta fica mais alegre e é chegada a hora de passar toda essa animação para o nosso lar. Depois de passarmos meses fechados dentro de casa tentando inibir a entrada do frio, é tempo de abrir as janelas como forma de convidar a luz do sol, o ar quente, o aroma das flores a entrarem em nossa casa.

Para preparar nosso lar para esta nova estação, a arquiteta Fabiana Curi dá algumas dicas e lembra que o ar primaveril faz bem à saúde. Não devemos esquecer as cores, já que as flores nos oferecem uma ampla e diversificada gama de cores. “É muito fácil descobrir a paleta de cores ideal para esta estação, é só reparar na natureza, que se enche de cores exuberantes nesta época. Além do branco, que traz muita luminosidade, podemos usar rosa, vermelho, laranja, verde e azul. Essas cores em tons pastel são muito associadas à primavera, pois trazem em si a sensação de delicadeza aliada ao frescor”, explica a profissional.

Para grandes mudanças, além de trocar a pintura, os papéis de parede com temas florais são ótimas opções, já que voltaram a ser muito utilizados. Somado à escolha dos móveis, eles tornam o ambiente romântico. Por outro lado, móveis de fibras naturais sempre nos remetem ao tema primaveril. “Eu acredito que móveis brancos ou em estilo provençal têm tudo a ver com a primavera, assim como os de fibras, mas para quem tem mais espaço uma ideia é construir uma bela estufa ou até mesmo montar um orquidário em casa, por que não? Isso pode acabar se tornando um delicioso hobby”, sugere Fabiana. Para os que possuem varanda, vejam-na com um belo convite para aproveitar as noites quentes que estão por vir.

Outros itens como almofadas, cortinas, tapetes e colchas fazem muita diferença em nosso lar; sendo assim, tecidos mais leves devem ser usados nas cortinas e tecidos florais devem ser utilizados em estampas de almofadas, colchas e mantas.

 

Flores na decoração

Nessa época do ano o que não pode faltar na decoração são flores. Além de deixar os ambientes mais coloridos e alegres, elas também deixam tudo mais perfumado. O arquiteto Márcio Bortolucci acredita que mexer com terra, plantar, regar e cuidar de uma flor pode ser uma das melhores formas de terapia e não ter espaço não é desculpa para não florir a casa. “Há uma variedade de flores e plantas que podem ser cultivadas em vasos, desde arbustos, diversas espécies de flores e até pequenas árvores”, explica o arquiteto. Ele lembra que muitos tipos de flores podem ser cultivados dentro de casa. “Tenho certeza de que alguns vasos de flores no interior de casa ou do apartamento vão mudar o astral do ambiente”, destaca.

Nesta época do ano o que não pode faltar são flores na decoração

Mas se você é daqueles que vive na correria do dia-a-dia, escolha flores mais resistentes e que sejam mais fáceis de cuidar. Fabiana Curi indica orquídeas, pois são flores que duram bastante tempo. “Orquídeas sempre são uma boa opção. Duram meses e ainda devemos levar em conta que elas não irão para o lixo quando as flores murcharem, pois, se bem cuidadas, florescerão novamente”, exemplifica.

Na hora de florir a casa, quase toda espécie pode ser usada, aliando o gosto da pessoa com o cuidado com cada planta diferente. Fabiana explica que podemos colocar flores em todos os ambientes da casa. As flores de corte podem ser usadas em qualquer lugar, mas existem algumas que vão melhor apenas em determinados ambientes, dependendo da iluminação e temperatura. Agora, cuidado para não causar atrito entre as cores dos ambientes e das flores: “quando falamos de plantas para decoração, o verde sempre é visto como cor neutra, mas só o verde”, lembra a profissional.

 

Dicas

Fabiana Curi aproveita para dar dicas para montar um arranjo em casa:

– lave sempre muito bem o vaso onde o arranjo será montado

– depois coloque água ou uma esponja floral bem encharcada

– podemos usar conservantes, vendidos em floricultura, ou uma colher de chá de água sanitária, para que o arranjo dure um pouco mais

– corte os galhos com canivete ou faca bem afiada, sempre na diagonal para melhor absorção da água, e vá colocando as flores no vaso, logo após o corte, para as células não secarem

– deve-se sempre limpar as folhas dos galhos que ficarão em contato com a água, para que não propiciem a proliferação de bactérias, fazendo com que o arranjo apodreça mais rápido

– troque a água pelo menos a cada dois dias e procure colocar água fresca, mas não gelada.

 

texto Gisele Scaravelli

fotos BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?