Pesquisar

>

Post: Café da manhã de rei

Café da manhã de rei

Como já diz o velho ditado: o café da manhã deve ser de "rei"

Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo, orienta a nutricionista da Unimed

 

A primeira refeição do dia não tem o devido valor para muitos. Diversas vezes a falta de tempo ou a correria para não se atrasar para compromissos leva muitos a pularem o café da manhã, estendendo ainda mais o jejum que começou na noite anterior.
No entanto esta prática não é correta, como alerta a nutricionista da Medicina Preventiva da Unimed, Anne Scorse. “O estômago normalmente está ‘vazio’ de manhã e, com as reservas energéticas diminuídas, é comum faltar disposição ao longo do dia, pois justamente no momento do despertar é que precisamos de ‘combustíveis para o corpo’”.

Além disso, ao ficar longos períodos sem se alimentar, você acaba compensando na próxima refeição e desequilibrando o organismo. “O hormônio da fome aumenta muito e ao comer mais na próxima refeição, você pode engordar ao invés de emagrecer”, detalha.

Por isso, vale sempre se programar e dedicar ao menos dez minutos para o café da manhã, pois este hábito ajuda a acelerar o metabolismo e o organismo gasta mais calorias. “Uma refeição saudável de manhã equilibra o organismo, pois o jejum leva a exageros nas demais”, explica a especialista.

A nutricionista conta ainda que, em sua rotina de atendimento no consultório, dá a seguinte dica: café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo. Em outras palavras, a ideia é que você faça um farto desjejum, não exagere no almoço e seja moderado no jantar. Lembrando ainda que nestes intervalos também é importante fazer pequenas refeições, sempre de três em três horas.

O que comer?

Anne recomenda que o café da manhã seja composto por três grupos de alimentos: os Reguladores, isto é, vitaminas e sais minerais presentes nas frutas; os Energéticos, ou seja, carboidratos, que podem ser obtidos em pães, cereais, bolos e biscoitos, preferencialmente, integrais por serem ricos em fibras; e os Construtores, as proteínas contidas no leite, queijo, iogurte e ovos.

Segundo ela, o café da manhã do brasileiro pode contemplar tais grupos, se ele agregar uma fruta ao tradicional café com leite e pão com manteiga. Agora, se você anda na correria, pode optar por algo mais prático e saudável como um iogurte com cereais acompanhado de uma fruta desidratada.

‘Acordei ao meio-dia, almoço ou tomo café da manhã?’
A nutricionista explica que não há mal em partir direto para a mesa de almoço, pois o ruim é acordar e continuar em jejum por mais um período. Segundo Anne, desde que saudável, essa refeição irá contemplar os três grupos que mencionamos acima: reguladores (verduras e legumes), energéticos (arroz) e construtores (feijão – origem vegetal; carne, frango ou peixe – origem animal).

 

foto: Microfoto

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?