Pesquisar

>

Post: Anorexia: a inimiga da beleza

Anorexia: a inimiga da beleza

É importante que a família fique atenta para sinais de que seus filhos possam estar sofrendo algum tipo de transtorno alimentar, principalmente os jovens que muitos influenciados pela mídia, podem correr atrás de um padrão corporal impróprio para seu tipo físico

A ditadura imposta pelo governo já passou faz tempo, mas mesmo podendo nos expressar livremente, acabamos sendo inseridos em outros tipo de ditadura. A da beleza.

Surge no mercado, cada dia mais, técnicas milagrosas para endurecer o corpo, acabar com as espinhas, varizes, celulite, alisar o cabelo, afinar o rosto, tirar sardas e manchas, e principalmente emagrecer. Não estamos dizendo para não nos cuidarmos, pelo contrário, corpo são, mente sã. Mas o exagero muitas vezes pode levar a consequências nada bonitas.

Isabelle Caro, 28 anos, modelo francesa. Morreu de Anorexia. Ana Carolina Reston Macan, 21 anos, modelo brasileira. Morreu anoréxica. Assustador? Não para quem sofre de Anorexia e Bulimia.

Depois de a mídia ter divulgado exaustivamente a morte de jovens, não só modelos, que buscam a perfeição e com isso a magreza, ainda é possível encontrar em redes sociais depoimentos de jovens que dizem: “Eu odeio essa mídia maldita… só fazem sensacionalismo em cima do sofrimento alheio e ainda chamam atenção para nós… Tá todo mundo no meu pé… minha ‘sorte’ é que engordei.. porque se não ia ouvir da minha mãe…”.

A Anorexia, chamada pelas suas ‘seguidoras’ como “ana”, é um dos transtornos alimentares mais conhecidos. Quem sofre da doença possui uma percepção distorcida de seu corpo enxergando-o gordo, mesmo estando magro. Isso leva as pessoas a reduzir drasticamente a ingestão de alimentos, e a falta de nutrientes no corpo pode fazer com que sofram infecções generalizadas e até parada cardíaca.

Já a Bulimia, chamada de “mia”, é conhecida pelo “comer compulsivamente”, e após, se sentindo culpada, a pessoa provoca vômitos, toma laxantes e diuréticos, normalmente às escondidas. E novamente após esses atos, se sente envergonhada e passa a fazer dieta ou jejum.

“O tratamento nutricional torna-se de suma importância para pessoas anoréxicas, pois o nosso organismo possui necessidades energéticas e nutricionais a cada 24 horas, e se essas necessidades não forem consumidas, em longo prazo, carências podem ocorrer e manifestações aparecerem, como, por exemplo, a anemia”, explica a nutricionista Tatiane Mendes.

A profissional completa dizendo que a reeducação alimentar tem um papel muito importante no tratamento. “Focando esclarecer ao paciente que os alimentos não irão lhe engordar se forem bem escolhidos, conseguiremos, com isso, uma evolução gradativamente para que se torne uma alimentação saudável ao longo do dia”.

 

Como identificar?

“O anoréxico não se reconhece como tal, e para nós profissionais, chegarmos à conclusão pode levar tempo, com isso, temos que realizar questionamentos identificando os traços, ou itens que levam a Anorexia”, fala Tatiane.

A psicóloga Virgínia Ferreira diz que uma família atenta consegue perceber rapidamente quando há algum exagero na perda de peso, provocado por alimentação inadequada ou ausência de alimentação, e/ou na quantidade de exercícios físicos praticados com a intenção de emagrecer. “É importante que o tratamento psicológico comece assim que se identifica o transtorno, porém em qualquer tempo, o acompanhamento psicológico vai favorecer que a origem do problema seja erradicada, evitando-se assim, novas ocorrências”, diz a psicóloga.
É importante que a família fique atenta para sinais de que seus filhos possam estar sofrendo algum tipo de transtorno alimentar, principalmente os jovens que muitos influenciados pela mídia, podem correr atrás de um padrão corporal impróprio para seu tipo físico.

A modelo Ana Carolina Reston Macan citada no início da matéria morreu devido a uma infecção generalizada que começou com uma banal infecção urinária. Na época, a modelo media 1,74 e pesava somente 40 quilos. “A busca pelo emagrecimento, silhueta igual às famosas modelos e seguimento de padrões estabelecidos pela mídia, são febres, recordes de vendas e seguimento certo. Tudo por um peso/corpo aceito pela sociedade como bonito, saudável e invejável. Se uma atriz ou modelo dá entrevista que faz ‘tal coisa’ para estar mais bonita, muitas pessoas irão seguir”, opina Tatiane. E é exatamente nesse “querer seguir” que o perigo mora, e por isso o acompanhamento psicológico se torna fundamental.

“Muitas questões podem ser trabalhadas, mas em pessoas com síndromes alimentares precisamos fazer um resgate da imagem corporal. Como as causas do problema podem variar, outras questões mais profundas também devem ser trabalhadas, além de ser necessário um acompanhamento de nutricionista e endocrinologista para sanar todas as questões de alimentação e de possíveis desequilíbrios glandulares”, completa Virgínia.

 

Comer e se manter saudável!

Atividade física. Essa é a máxima para que possamos levar uma vida saudável sem nos privar do que é gostoso e do que nos faz feliz. “Aumentando o gasto energético de nosso corpo, seja da forma como for, o importante é sair do sedentarismo. Mas lembrando que calorias por si só não significa conteúdo de nutriente (vitamina e minerais) numa quantidade importante e necessária. Por isso o acompanhamento nutricional é muito importante”, explica Tatiane.

Além dos tratamentos tecnológicos que invadem nosso dia a dia, os alimentos funcionais também estão aí ao alcance de todo mundo. Já existem substituições saudáveis até para o querido chocolate, além dos alimentos que ajudam no controle da ansiedade, da função intestinal, e no bom funcionamento da nossa máquina.

Porque é possível ter um corpo esbelto e saudável, e aproveitar a vida com ele!

reportagem de Yara Alvarez

foto Microfoto

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?