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Post: Forever young!

Forever young!

Vários modelos do All Star disputam a preferência dos brasileiros

Tênis All Star completou 103 anos e está mais jovem do que nunca

 

“Uso All Star desde quando eu nem ligava para o que colocava nos pés”. É o que afirma o publicitário Beto Padreca, um dos milhões de apaixonados pelo tênis All Star, sem dúvida um dos mais famosos calçados do planeta. Afinal, é difícil encontrar alguém que não tenha um em casa –ou nunca teve, pelo menos uma vez na vida.

A Converse All Star completou 103 anos existência. Já passou pelos pés de várias gerações, desde jogadores de basquete dos anos 20, passando por James Dean -que adotou o tênis como uniforme da rebeldia nos anos 50-, até os adolescentes dos anos 2000. O All Star certamente é o mais popular e democrático de todo o mundo. Ele calça milionários, pobres, todos os tipos de profissionais e gente de todas as idades. Detalhe: combina tudo!

A Converse nasceu em 1908 e em 1917 foi apresentado o primeiro modelo All Star. De cara, o tênis conquistou os jogadores de basquete norte-americanos. Chuck Taylor, um desses atletas, de tão encantado que ficou pelo novo calçado, decidiu oferecer idéias de como torná-lo ainda mais confortável e durável nas quadras. Nascia então o All Star Chuck Taylor, modelo mais tradicional da marca (aquele de cano alto). Mas ele virou febre mesmo entre a juventude depois que o ator James Dean resolveu transformá-lo em símbolo de rebeldia.

Por aqui, no Brasil, o All Star era disputadíssimo no início, por ser importado. Roqueiros, surfistas, artistas, descolados de todos os gêneros queriam um modelo. Nos anos 80 ele virou hit e não saia dos pés da juventude. Atualmente, com fábrica no país, o All Star está ao alcance de todos e os números só aumentam!

 

Amigo de tropeços

Em mais de cem anos, a paixão pelo tênis passou de geração a geração. O publicitário Beto Padreca usa a marca desde que era criança e mal sabia o que colocava nos pés. “Usava o que me davam”, lembra o jovem. Embora use desde pequeno, Beto lembra que durante um período não encontrava o calçado nas lojas. “Eu perguntava e diziam que a indústria tinha fechado, que não fabricava mais. Até disseram que tinha queimado a fábrica e por isso não encontrava mais em loja alguma. Fui só encontrar o tênis em Curitiba. Na época, ainda tiravam sarro do meu tênis na escola, diziam que parecia ‘conga’ e fora de moda. Depois de alguns anos, virou febre e todo mundo tinha um par. A diferença é que sempre usei All Star para todas as ocasiões”, conta. O modelo preferido do publicitário é o tradicional preto de cano alto.

A tatuadora e body piercer Miriam Jabur é outra aficionada por All Star. Ela usa a marca desde 96 e coleciona modelos, principalmente os alternativos. “Tenho vários, entre eles o european ox, specialty ox II, nylon trainer II, star player, core low, core HI, vintage, premiere, entre tantos outros”, orgulha-se a tatuadora. Segundo ela, o All Star é fundamental para complementar qualquer visual. “É fácil combinar com qualquer roupa”, conclui.

Tanto é assim que o estudante Paulo Cristiano da Silva diz que toda vez que vai a um casamento ou a eventos que pedem um traje mais formal, ele veste terno, porém nos pés está o velho e surrado All Star. Aliás, dizem os apaixonados pelo tênis que para ser All Star quanto mais velho e surrado melhor.

Certamente que todo louco por All Star já viveu um momento inesquecível ao lado do “fiel” tênis. Beto diz que foram inúmeros e criou até um depoimento especial para ele. “All Star faz parte da minha história, me sinto bem com ele. Ele passou ileso por todas as minhas fases, já tropeçou várias vezes comigo, já ficou meses sem ver água e não reclamou, viu mudanças de estilos radicais, foi ao lado dele que os cabelos cortados caíram, usou jeans, bermudas e até ternos, pisou em asfalto, escadas, elevadores, terra, lama, areia; entrou em rio e pulou em cachoeiras; viveu e mudou comigo. Mas nunca perdeu a essência do que é, como nunca perdi a essência do que sou”.

 

Números da fama

– No ano passado foram vendidos 1,5 milhão de tênis All Star no Brasil e 5,6 milhões no mundo todo.

– Desde que foi criada a Converse All Star vendeu 1 bilhão de pares em mais de 140 países.

– Atualmente, a marca tem mais de mil modelos de tênis, sendo o Chuck Taylor o principal deles até hoje.

– No orkut há mais de mil comunidades sobre o All Star.

– A fábrica brasileira fica em Picada Café, no Rio Grande do Sul, e fabrica 30 mil pares por dia.

 

fotos: Arquivo

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