Em comemoração ao mês do meio ambiente, no último dia 18 de junho aconteceu a quinta edição do Arrastão pelo Tietê no Parque Rocha Moutonnée, em Salto, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Pastoral da Ecologia da Paróquia Cristo Rei, Eco Salto e Inevat (Instituto de Estudos Vale do Tietê), além da participação de pessoas interessadas em questões ambientais. O “Gesto Concreto pelo Tietê”, como a ação é chamada, contou com a participação também de alunos da escola estadual “Padre Francisco Rigolin”.
Através da coleta de lixo flutuante, como garras pet, isopores e outros materiais acumulados à margem esquerda do Tietê -que há anos possui uma situação terrível com águas poluídas-, os participantes recolheram e ensacaram todo o material que deveria ter outro destino. Atualmente o rio encontra-se com águas carregadas de espumas resultantes de materiais químicos, detergentes domésticos e industriais. Para Fábio Noronha, representante da Eco Salto, esse gesto, simbólico porém significativo, é muito importante para a conscientização de todos os participantes e principalmente das crianças, que são o futuro.
Durante o recolhimento do material, uma surpresa para todos: uma tartaruga, com a saúde comprometida, foi recolhida e encaminhada para um consultório veterinário da cidade, onde receberia os devidos cuidados.
texto e fotos Gisele Scaravelli