Aventura pelo Vale do Itararé

O Vale do Itararé, com suas cachoeiras, rios e cânions, vem se tornando um dos principais destinos turísticos dos amantes de aventura

Cânions, cachoeiras fantásticas, cavernas e rios surpreendem os visitantes da pequena Itararé, na divisa de São Paulo com o Paraná

Tudo começou quando meu pai, assistindo a um programa de TV, viu uma reportagem sobre Itararé e comentou comigo. Achei interessante e pesquisando um pouco mais, vi que na região tem muito a conhecer. Cânions, caminhadas, trilhas off-road, formações rochosas, cavernas e rios fazem de Itararé um lugar para voltar outras vezes.

Juntamos uma turma e fomos atrás das cachoeiras! Banho de cachoeira é tudo de bom! A ideia também era fazer a trilha off-road passando por um túnel de trem desativado, que devido a alguns probleminhas técnicos com nossos carros, acabou não dando certo dessa vez.

Nem todas as atrações estão no município de Itararé, o Vale do Itararé abrange os municípios de Bom Sucesso (SP), Sengés (PR) e Jaguariaíva (PR), mas é em Itararé onde há maior infraestrutura de hotelaria e ainda conta com um posto de informações turísticas e guias para os passeios.

Foi ótimo contar com um guia, além de chegar com mais facilidade aos locais, algumas das atrações estão em propriedade particular, é necessário agendamento prévio e acompanhamento por um monitor local. “Seu Amilton”, nosso guia, nos deu todo o apoio necessário e contou muitas histórias do lugar, inclusive nos contou também que foi ele quem ajudou a abrir as trilhas para as cachoeiras!

Foi um feriadão muito gostoso, conhecemos o Poço do Encanto, uma nascente borbulhante impressionante. Nadamos em cachoeiras, fizemos trilha, conhecemos o Vale do Corisco e o Cânion do Jaguaricatú, onde passamos entre uma plantação de soja para se chegar (achei lindo!). Cada um deles com uma vista maravilhosa!

Realmente um lugar incrível! Ali éramos um “pontinho colorido” na imensidão dos cânions, dava vontade de sair voando! Ficamos lá um tempão apreciando a paisagem desse nosso Brasil, com a vantagem paulista de que esta se encontra aqui pertinho!

E para os baladeiros de plantão, como era Carnaval, na cidade tinha bloco de rua e baile com direito a marchinha e tudo mais! Muito legal!

A viagem foi ótima! Voltamos já programando o retorno para lá!

Viajar é sempre muito bom!

texto e fotos: Graziela Scudeler

Graziela Scudeler é fotógrafa e escreveu esta matéria especialmente para esta seção da Revista Regional. O site dela é: www.grazielascudeler.com.br