Pesquisar

>

Post: Indaiatuba tem Maio Musical

Indaiatuba tem Maio Musical

Uma das atrações do Maio Musical 2011

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Cultura realiza a 19ª edição do Maio Musical com 19 atrações gratuitas durante todo este mês de maio. São 15 apresentações com variados gêneros musicais em cinco palcos do município e exibição de quatro filmes com a temática musical. O objetivo é oferecer cultura, lazer e entretenimento a Indaiatuba e região. Os shows acontecem na Sala Acrísio de Camargo, Praça Prudente de Moraes, Câmara Municipal, Praça Dom Pedro II e Parque Ecológico. Os longas-metragens são exibidos no Cine Topázio do Shopping Jaraguá.

 

Dia 1°

A abertura do Maio Musical acontece no dia 1° de maio, às 19h, com o show “Mundo Melhor” do Quarteto em Cy, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).  Com 46 anos de carreira, completados em junho de 2010, o grupo vocal Quarteto em Cy continua sua trajetória musical cantando por todo o Brasil e exterior.

O repertório do segundo DVD do grupo intitulado “Vinicius e Caymmi em Cy”, lançado em 2008, continua sendo bem recebido e ainda divulgado em cidades de norte a sul do país. Neste ano, o Quarteto em Cy lança o show “Mundo Melhor” com roteiro e repertório inspirado em lembranças musicais significativas de sua trajetória de tantos anos. “Mundo Melhor” é um show com canções bem humoradas, sambas e músicas consagradas retiradas do extenso repertório do grupo, que abrange o melhor da música popular brasileira e que o Quarteto em Cy pretende relembrar, sempre com seu bom gosto e afinações característicos.

 

Dia 5

No dia 5 de maio, quinta-feira, há exibição do filme “Burlesque” em duas sessões, 15h e 19h, na sala do Cine Topázio do Shopping Jaraguá. O longa-metragem conta a história de Ali (Christina Aguilera) que deixou sua pequena cidade natal em busca do sucesso em Los Angeles. Logo ao chegar, ela conhece a boate Burlesque, especializada em shows musicais de belas mulheres, que sempre se apresentam usando playback.

O local é gerenciado por Tess (Cher), que nega uma chance a Ali. Ela insiste e consegue ser contratada como garçonete, graças à ajuda do balconista Jack (Cam Gigandet). Ali passa a acompanhar todos os shows, decorando as canções e coreografias. Quando Tess e seu braço-direito Sean (Stanley Tucci) realizam uma audição em busca de novas bailarinas, Ali aproveita a chance para mostrar do que é capaz.

 

Dia 6

No dia 6 de maio, sexta-feira, às 20h, o Grupo de Choro “Moacyr Martins e Convidados – Kika e Pena” se apresenta na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Moacyr Martins iniciou os estudos de música com seu pai. Mais tarde, fez violão clássico na escola livre Milton Nunes em Campinas, se aperfeiçoando na escola Isaias Sávio em São Paulo. Lecionou em vários anos no Conservatório Eleazar de Carvalho. A Escola de Choro Moacyr Martins foi criada em 1953 com o intuito de regatar a história do Chorinho. O grupo se formou há 15 anos e costuma se apresentar em Indaiatuba e cidades da região.

 

Dia 7

A “Toledo Musical Banda Show” será a atração do Maio Musical do dia 7 de maio, sábado, às 11h, na Praça Prudente de Moraes. O grupo foi fundado pelos irmãos Carlos e Beto Toledo e seu pai Antonio Carlos Toledo, que sempre cantou em
orquestras de bailes nos anos 60. Atualmente, a banda conta com seis cantores, sendo três homens e três mulheres, que cantam um repertório atual. Participando de eventos voluntários, a Toledo Musical Banda Show recebeu da Prefeitura de Campinas em 2010 a medalha Carlos Gomes. Também no ano passado, foi considerada a melhor banda de Campinas e região pela pesquisa de opinião pública da revista Top Model.

Outro show no dia 7 de maio será o de “Tunai 30 anos ou mais…- Tunai e Bruno Felga”, às 20h, na Sala Acrísio de Camargo. “30 anos ou mais…” é o novo show do cantor, compositor e violonista Tunai, na companhia de Bruno Felga (percussão e vocal). Tunai apresenta músicas que se tornaram sucesso principalmente nas vozes de Elis Regina, Milton Nascimento e Simone. Tunai também apresentará músicas inéditas que fazem parte do seu mais recente CD, em que o artista relê sua obra, pela primeira vez, em estúdio. Com arranjos próprios, e na companhia de Wagner Tiso,Victor Biglione, Carlos Malta, entre outros, e da Banda T, que o acompanha pelos shows.

 

Dia 8

A banda “Móveis Coloniais de Acajú” se apresentará no dia 8 de maio, domingo, na Sala Acrísio de Camargo, às 18h.  Em 1998, o grupo surgiu com um grupo de jovens amigos que buscavam uma sonoridade singular, diversão e, quem sabe, o sucesso. Logo no início, adotaram o nome “Móveis Coloniais de Acaju”. Ainda no começo da banda, a ideia era ter diferentes instrumentos, como gaita, trompete, escaleta, flauta, além de guitarra, bateria e baixo.

Ao nome extenso e à formação esquisita, a incansável vontade de tocar e de se apresentar ao vivo completavam a essência do Móveis. Nos primeiros anos, foram muitos shows por Brasília, em bailes de formatura, festas de centros acadêmicos, shows de reggae, rock e metal. A banda se aventurou ainda por Goiânia e São Paulo. Em 2003, foi a única atração local selecionada subir ao palco principal do Brasília Music Festival (abrindo os shows de Live, Ultraje a Rigor e Charlie Brown Jr).

 

Dia 12

No dia 12 de maio, quarta-feira, às 15h e 19h, será exibido o filme “O garoto de Liverpool”, na sala do Cine Topázio do Shopping Jaraguá. Na história, John Lennon (Aaron Johnson) é um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, ele vive com seus tios George (David Threfall) e Mimi (Kristin Scott Thomas).

Quando George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi, extremamente austera e sisuda. No funeral do tio ele vê sua mãe (Anne-Marie Duff), que se mantém afastada. Seu primo consegue o endereço dela, o que faz com que Lennon resolva visitá-la. O reencontro com o filho é a realização de um sonho para Julia, que passa cada vez mais seu tempo com ele. Animada e um tanto quanto inconsequente, ela apresenta ao filho o rock’n’roll. Logo, desperta nele a vontade de montar uma banda de rock.

Ainda no dia 12, às 20h, o grupo musical “Novos talentos – Bia Packer, Mariana Ávila e Amanda de Melo Ique” será a atração na Sala Acrísio de Camargo. Bia Packer e Mariana Ávila se apresentarão com uma banda formada por baterista, baixista, guitarrista e tecladista, além de participações especiais. O repertório contará com marcos da música internacional e nacional.

 

Dia 13

A “Orquestra de Indaiatuba”, sob a regência de Paulo de Paula, apresentará um concerto às 20h, no dia 13 de maio, sexta-feira, no palco da Câmara Municipal de Indaiatuba. A Orquestra de Indaiatuba surgiu com os objetivos principais de promover a formação e a valorização de jovens instrumentistas residentes no município, atuando também na divulgação e popularização da música clássica.

O grupo foi criado no final de 2003, por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, com o nome de “Orquestra Jovem de Indaiatuba” e desde a sua criação vem realizando apresentações regulares em Indaiatuba e região. Nos últimos dois anos, com o desenvolvimento técnico e musical de seus integrantes, a orquestra passou a ter uma forte atuação no meio artístico e musical da cidade. A Orquestra de Câmara de Indaiatuba é constituída por jovens instrumentistas em fase de profissionalização e tem oferecido uma programação musical de alto nível. Todos os nossos concertos são comentados, permitindo uma maior integração entre o público e a orquestra.

 

Dia 14

A Praça Dom Pedro II receberá a orquestra da “Corporação Musical Villa Lobos”, sob a regência de Samuel Nascimento, no dia 14 de maio, sábado, às 11h. O grupo musical já participou de outras edições do Maio Musical, com destaque nos musicais “O Fantasma do Cine-Rex”, “O Homem de Guarda-Chuva”, “Footing”, “A Noiva do Condutor”, “Ara-Erê-Uçu”, “Chorus Line” e “O Grande Circo Místico”. Em 2009, em parceria com o Coral Cidade de Indaiatuba fez o espetáculo em homenagem ao centenário de Carmem Miranda.

Em 1979, um grupo de amantes da cultura musical se reuniu e fundou a Sociedade Mantenedora da Corporação Musical Villa-Lobos, entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade a manutenção de um corpo musical através de verbas captadas por doações ou subvenções dotadas pelo Poder Público. Através da lei municipal 2.405/88, a Corporação Musical Villa-Lobos foi declarada Entidade de Utilidade Pública Municipal, passando a administrar subvenção dotada por projeto de lei sancionado anualmente e realizando, em contrapartida, concertos mensais agendados pela Secretaria de Cultura de Indaiatuba.

 

Dia 19

O Cine Topázio exibirá no dia 19 de maio, quarta-feira, às 15h e 19h, o filme “Nine”, que conta a história de Guido Contini (Daniel Day-Lewis), um famoso diretor de cinema às voltas com a crise da meia idade, repleto de problemas pessoais e com déficit criativo. Homem de muitas mulheres, seu maior desafio é buscar o equilíbrio entre a esposa (Marion Cotillard), sua amante (Penélope Cruz), sua atriz/musa no cinema (Nicole Kidman), sua figurinista e confidente (Judi Dench), uma jornalista de moda (Kate Hudson), uma prostituta (Fergie) e sua própria mãe (Sophia Loren).

 

Dia 20

No dia 20 de maio, sexta-feira, às 20h, o “Duo Zani e Dutra” apresentará um concerto para violino e piano, na Sala Acrísio de Camargo. O Duo foi formado em 1995 em Indaiatuba e se apresentava em espaços alternativos, como igrejas, escolas, cinemas e também em residências. Ele possui um vasto repertório, que inclui músicas clássicas originais, arranjos de mpb, choro, valsa, música de cinema e adaptações de peças escritas para outros instrumentos. O Duo tem se apresentado em diversas cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Além de tocar, em suas apresentações também faz comentários.

 

Dia 21

No dia 21 de maio, sábado, o “Coral Jovem do Estado de São Paulo” fará uma apresentação às 20h, na Sala Acrísio de Camargo. Criado em 1979, durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Coral do Estado é um dos grupos de bolsistas do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, a Universidade Livre de Música. Ao longo de sua história, esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Juan Serrano, Martha Herr e José Ferraz de Toledo.

Desde 2005 está sob a coordenação de Naomi Munakata e a regência de Fernando Tomimura. Constituído por jovens estudantes de música, especialmente na área de canto erudito, tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área.

 

Dia 22

No dia 22 de maio, domingo, haverá duas atrações do Maio Musical. Na concha acústica do Parque Ecológico, haverá “Tardes do Rock”, a partir das 18h, com a apresentação das bandas “Contagem Regressiva”, “Medo da Noite” e “Mephysto”.  No mesmo dia, subirão ao palco da Sala Acrísio de Camargo, às 19h, “Nelson Ayres e Renato Braz” no show “Canções da Alma”.

O cantor Renato Braz e o pianista e arranjador Nelson Ayres se reúnem para uma emocionante homenagem à canção brasileira de todas as épocas e estilos. É uma viagem que inclue “Esmeralda”, canção da década de 40 do desconhecido Filadelfo Nunes; “Desde Ontem”, belíssima e pouco conhecida obra-prima de Dorival Caymmi; a tradicional “Melodia Sentimenta” de Villa Lobos; clássicos do samba-canção abolerado como “Nunca e Matriz e Filial”; chegando até a produção atual com “Se Meu Mundo Cair”, de José Miguel Wisnik, “Sem Fim”, de Novelli e Cacaso, “Essa Moça”, de Mário Gil e Paulo César Pinheiro, “Xote”, da dupla Rodolfo Stroeter / Gilberto Gil, e a inédita “Paixão”, de Nelson Ayres.

Renato e Nelson já possuem uma considerável história de parcerias em shows e gravações. Renato é o intérprete de “Mantiqueira” no CD “Perto do Coração”, de Nelson; e Nelson é o pianista de “Beatriz” no disco que será lançado por Renato nos Estados Unidos. O piano de Nelson está presente no próximo CD de Renato, assim como a voz de Renato está no CD de Nelson que está prestes a ser lançado. E ambos se preparam para gravar juntamente com o grupo Pau Brasil e o conjunto de cordas Ensemble, um novo trabalho voltado exclusivamente para a música de Villa Lobos.

 

Dia 26

O filme “The Runaways – Garotas do Rock” será exibido no dia 26 de maio, quinta-feira, às 15h e 19h, na sala do Cine Topázio. No longa-metragem, Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele, as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherrie.

 

Dia 27

No dia 27 de maio, sexta-feira, o grupo vocal “Mulheres em Acorde” apresentará o espetáculo “Momentos e Canções”, às 20h, na Sala Acrísio de Camargo. O grupo é formado pelas cantoras Kika Baldasseirine, Mônica Domingues, Sônia di Moraes e  Sara Bonfim. Com o intuito de homenagear as mulheres de Indaiatuba que surgiu a idéia de juntar algumas cantoras já conhecidas na cidade para um trabalho em grupo. Elas têm se apresentado com um trio formado por Marcel Murari ao piano, Viktor de Lima no contrabaixo e Márcio Santos na bateria.

 

Dia 28

No dia 28 de maio, a atração do Maio Musical será Coral e Orquestra de Câmera de Campinas e solistas, às 20h, na Sala Acrísio de Camargo. O Coral Campinas, Co.Ca., como é conhecido, foi fundado em 1984 pelo Maestro Benito Juarez e por João de Pierre, em Campinas. Em 1994, foi instituído como coral independente, desenvolvendo a partir de então uma história ininterrupta de produção da Música Coral, em seus diversos estilos. Ao longo desse tempo, o Co.Ca. teve diversos regentes e cantores. Sua atual formação, dirigida pelo maestro Rafael Garbuio, vem se dedicando ao estudo e interpretação do repertório sacro e profano dos períodos barroco, clássico e contemporâneo.

 

Dia 29

No encerramento do Maio Musical, dia 29 de maio, domingo, haverá o show ao vivo de “14Bis”, às 20h, na Sala Acrísio de Camargo. O “14Bis” foi criado no final do ano de 1979, por músicos que já se conheciam e alimentavam a ideia de ter grupo nos moldes de bandas internacionais, como Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin e Pink Floyd. O “Clube da Esquina” foi para todos os integrantes do “14Bis” a prova que poderia ser criada no Brasil uma nova Música Brasileira original, popular e ao mesmo tempo sofisticada.

O trabalho mais recente é o CD e DVD “14BIS ao vivo”, primeiro DVD da banda contendo seus grandes sucessos e trazendo a participação de Flávio Venturini, Beto Guedes, Rogério Flausino e Marcus Vianna. Os planos são o remix do CD “Outros Planos”, com duas canções inéditas, e a comemoração dos 30 anos da banda com a volta de Flávio Venturini, para a gravação de um CD e DVD de sucessos da banda e de músicas inéditas do grupo.

 

MAIS:

Sala Acrísio de Camargo – Ciaei: Avenida Conceição, 1.855, Cidade Nova.

Parque Ecológico: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé

Cine Topázio: Rua XV de Novembro, 1200, Shopping Jaraguá

Câmara Municipal: Rua Humaitá, 1.167, Centro

 

foto: Divulgação

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?