Pesquisar

>

Post: Para trabalhar em casa

Para trabalhar em casa

Modelo de home office: o ideal é fugir dos excessos e restringir a mesa ao que é indispensável

Com o aumento de brasileiros trabalhando em casa, os home offices estão se tornando cada vez mais uma realidade em projetos residenciais

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Sebrae indicam que cerca de 3 milhões de brasileiros trabalham em casa e quase 1 milhão se divide entre o tempo na empresa e no escritório virtual – conectado com o trabalho através da internet.

Com isso, o home office passou a ser acrescentado na execução de projetos residenciais, afinal de contas, trabalhar em casa tem suas vantagens, mas um canto deve ser preservado para isso.

A paisagista Ana Paula B. é um exemplo dessa estatística. Ao pensar em sua nova casa, onde vive há dois anos, ela imediatamente planejou um ambiente separado de tudo onde seu marido pudesse receber alguns clientes e seus filhos pudessem estudar.

Com projeto de Regina Bordini e Vera Miguel, o home office foi projetado em um ambiente separado, logo na entrada da casa, para que quem entre na residência não precise passar por outros ambientes e muito menos pela área íntima. “Nós escolhemos colocar o home office logo na entrada até mesmo para dar privacidade e ser mais silencioso para quem o está usando”, explica Ana Paula.

A paisagista ainda conta que com dois filhos adolescentes, o home office não se tornou apenas um local de trabalho, mas também de estudo para eles. O projeto dos móveis do home office foi elaborado e executado por uma empresa de Itu. “Na hora de projetar eu pedi à Benele [Móveis Personalizados] que tivéssemos muitas gavetas para pastas suspensas, prateleiras que ficassem abertas para decorarmos e outros que fossem fechados para guardar livros e outras coisas, mas principalmente uma mesa onde pudéssemos adicionar cadeiras se fosse preciso”, lembra a paisagista que quis esse sistema de mesa caso seus filhos recebessem colegas de escola para estudar e todos fossem acomodados facilmente.

Os móveis de Ana Paula foram executados em lâminas naturais de ipê e a mesa recebeu uma laca na cor chocolate, além da iluminação embutida que dá todo o charme ao ambiente e é de muita utilidade, pois fica mais próxima do computador e da mesa, caso alguém esteja escrevendo ou lendo no local.

Na hora de montar um home office algumas coisas são indispensáveis como organização, afinal de contas é um local de trabalho ou estudo, espaço para arquivar documentos e papéis em geral e equipamentos, utensílios e materiais de escritório, cada qual de acordo com sua necessidade. “Eu fiquei muito feliz com esse home office e muito satisfeita com a estante, pois além de poder decorar as partes que ficam abertas, eu tenho como esconder uma baguncinha nas prateleiras que têm portas de correr. E se eu cansar, posso jogar as portas para um lado só e ir mudando de acordo com meu gosto”, encerra Ana.

Como montar

Na hora de montar seu home office o site Casa (www.casa.com.br) dá algumas sugestões:

– Enumere suas necessidades: Antes de mais nada, é preciso pensar nas demandas de sua profissão e de seu dia-a-dia. Comece pelo básico e avalie se você vai trabalhar em casa ou utilizar o escritório esporadicamente.

– Liste os equipamentos: De acordo com as tarefas que você irá executar, determine quais acessórios serão imprescindíveis.

– Eleja um canto: Seja qual for a escolha, verifique a parte elétrica, pois você vai precisar de tomadas e pontos para telefone e conexão.

– De olho na postura: Um mobiliário adequado evita doenças ocupacionais.

– Luz na dose certa: Mesmo com uma boa luminosidade, o ambiente deve contar com uma luz artificial geral e homogênea somada a uma iluminação pontual na mesa.

Decoração simples: Fuja dos excessos e restrinja sua mesa ao que é indispensável.

– Acabamentos práticos: Escolha materiais de aparência leve e fáceis de limpar.

– Fiação camuflada: Reúna duas ou três tomadas numa só parede para evitar fios por todos os lados.

Móveis na medida: Outrora pesados e sem graça, os móveis de escritório ganharam agilidade e bom desenho.

– Acessórios caprichados: Aliados da organização, eles também podem inserir um toque divertido ao escritório.

 

texto: Gisele Scaravelli

fotos: Microfoto

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?