Pesquisar

>

Post: Circo de Bonecos agora tem sede em Salto

Circo de Bonecos agora tem sede em Salto

O Circo de Bonecos é destaque em todo o Brasil

Fundada há 11 anos, a Cia. Circo de Bonecos se apresenta no Brasil inteiro e há seis anos seus representantes escolheram Salto como morada e escritório fixo da companhia

Dirigida por Claudio Saltini, profissional de teatro há mais de 20 anos, a Cia. Circo de Bonecos vem desde 1999 se destacando no cenário teatral brasileiro através de espetáculos infantis que misturam bonecos e atores em cena. As peças que encantam crianças e adultos pelo Brasil inteiro já receberam prêmios pelo primor e qualidade de suas apresentações.

Com agenda lotada até o mês de dezembro desse ano, a Cia possui sempre dois espetáculos em cartaz no país e conta com uma equipe de oito pessoas, além dos fundadores Claudio Saltini e sua esposa Teka Queiroz. “Geralmente nós temos dois espetáculos acontecendo, um em São Paulo e outro em outra cidade pelo país”, explica Claudio. A remontagem do “Circus: A Nova Tournée” foi uma herança da Cia Cidade Muda, da qual ele fez parte como ator, sócio e produtor.

O envolvimento de Claudio com o teatro de bonecos teve início em 1989, quando foi convidado pela Cidade Muda para trabalhar em uma peça. “Meu primeiro trabalho com bonecos foi com uma galinha em cena, manipulada por duas pessoas, e eu fiquei tão apaixonado, que nunca mais deixei de trabalhar com bonecos”, lembra o ator.

A Circo de Bonecos já realizou mais de 2.600 apresentações, nas principais capitais do Brasil e em mais de 80 cidades do Interior. Mais de 1.200.000 espectadores já assistiram a seus espetáculos, que estiveram em cartaz nos principais teatros dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A Cia. também já participou dos mais importantes festivais de teatro de bonecos e de teatro para infância e juventude e em muitas outras mostras Brasil afora. Além das apresentações, atualmente Claudio e Teka buscam mais um objetivo: “Eu tenho procurado encaixar Salto dentro dos meus projetos culturais, porque acredito que é uma cidade que tem potencial artístico e uma relação com teatro diferente das cidades da região”.

Claudio revela que a Cia. está com uma verba da Lei Rouanet para apresentar dois espetáculos na cidade, sejam duas apresentações de uma peça ou uma de cada para duas peças diferentes. “Gostaríamos de fazer isso em julho desse ano ainda”, afirma. O casal conta ainda que um objetivo traçado é apresentar todo o repertório deles para a cidade, divulgando o trabalho e se estabelecendo em Salto não apenas como moradores, mas como uma companhia teatral local. “Se a gente pudesse, pelo menos em uma época do ano fazer essas apresentações, que é um objetivo ligado ao coração, seria bacana pra cidade e bacana pra gente também”, ressalta.

A cia. teatral tem agora residência fixa em Salto

Atualmente, a Cia. Circo de Bonecos possui escritório e oficina de confecção de bonecos em Salto.

 

Mundo da Xuxa

Com muito destaque, a Cia. Circo de Bonecos foi contratada pelo Parque “O Mundo da Xuxa” para criar e produzir, exclusivamente, os espetáculos educativos do parque e também ensinar, através de oficinas, a confeccionar e manipular bonecos para interessados em entrar nesse mundo infantil. “Nós somos perseverantes em relação a manter a qualidade, pois é um trabalho de muita pesquisa para que sempre possamos trazer coisas novas e percebemos que a cada ano fica mais difícil, pois já trabalhamos uma série de coisas, mas é sempre um novo desafio e continuamos perseguindo isso”, encerra o casal.

Cronologia e Prêmios da Cia. Circo de Bonecos

Circo de Pulgas (2010)

Circo de Bonecos (2008)

Guarda Zool (2006)

  • Prêmio APCA/06 – Melhor Direção

Inzôonia (2005)

  • Prêmio APCA/05 – Melhor Espetáculo de Animação

Lolo Barnabé (2003)

O Vôo – A Viagem de Teco-Teco (2003)

  • Prêmio APCA/00 – Melhor Produção

Circus A Nova Tournée (1999)

  • Prêmio APCA/00 – Melhor Espetáculo de Animação

 

Com exceção de Lolo Barnabé, todos os espetáculos da Cia. foram patrocinados pelo Instituto Alfa de Cultura.

 

fotos: Divulgação

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?