Pesquisar

>

Post: Verão com mais saúde

Verão com mais saúde

Para curtir o verão sem problema é preciso adotar algumas precauções que, embora simples, são eficazes contra o calor

Água: essencial para a saúde e remédio para várias doenças

O verão é o melhor período para descansar, curtir a praia, o clube, praticar esportes… Mas tudo isso requer cuidados especiais, já que com as altas temperaturas alguns desconfortos se tornam ainda mais comuns, como o mal-estar por causa da queda de pressão, cãibras, desidratação…

Entre os problemas mais rotineiros está a intoxicação alimentar. Nesta época, as pessoas costumam ir muito à praia, ingerir alimentos sem saber a origem e beber mais. Tem muita gente que pensa até que a cerveja hidrata por ser líquida, mas o álcool, na verdade, desidrata. Especificamente sobre este último item, o recomendável é que as pessoas tomem bastante água, água de coco ou suco natural, uma vez que a exposição ao sol provoca perda acentuada de sais minerais.

Em casos mais sérios de desidratação, como a causada pela diarreia aguda, pode até haver a necessidade de reidratação com soro. Atitudes simples como essas previnem também a cãibra e a queda de pressão, outras consequências da falta de hidratação adequada.

Já para evitar as manchas de pele causadas pela exposição solar, só com o velho e bom protetor solar, lembrando-se, ainda, de sempre lavar bem as mãos após manusear frutas cítricas como limão e laranja.

Outra ocorrência trivial desta época são as irritações por excesso de suor, como brotoejas e assaduras, principalmente nas crianças. Para estes casos, os pediatras sugerem o uso de pomadas à base de óxido de zinco, encontradas em qualquer farmácia.

Resumindo, os médicos indicam cuidados em relação à alimentação, hidratação, prática de exercícios moderados e uso de roupas leves de algodão, que ajudam a suavizar os problemas que vêm com o calor da estação.

 Água benta

 Beber água é uma das poucas recomendações médicas que se transformaram em moda. Quem nunca ouviu uma celebridade indicar a água como segredo da boa forma e da juventude? Pois hoje não são apenas artistas que carregam suas garrafinhas de água mineral por onde andam, muitos anônimos fazem o mesmo. Para tanto, as garrafas tornaram-se até um acessório fashion. Tem francesa, italiana, brasileiras de todos os tipos, marcas, origens, com ou sem sabores e aromas… Enfim, a moda deste verão é beber muita, mas muita água!!

A recomendação é válida, mas especialistas alertam também para o exagero. Um adulto saudável deve ingerir 1,5 litro de água por dia. Dependendo da profissão, das condições do clima e de algumas características físicas, o consumo recomendado poderá chegar aos 2,3 litros. Beber mais de 7,5 litros de água por dia pode colocar a saúde em risco.

Para quem não sabe, dois terços do nosso peso são formados por água. Ao contrário da gordura, são quilos ou litros que não devemos perder para nos mantermos hidratados. Uma pessoa de 68 quilos tem cerca de 38 litros de água no corpo. Quatro deles estão no sangue e garantem o bom funcionamento dos órgãos. Especialistas lembram que o equilíbrio de água e sais minerais dispersos no fluxo sanguíneo permanece estável se bebermos a quantidade de água que perdemos em cada dia (aproximadamente um litro).

foto: Microfoto

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?