Pesquisar

>

Post: Uma viagem pela exuberante Madri

Uma viagem pela exuberante Madri

Madri, a exuberante capital espanhola,destaca-se pela beleza arquitetônica, pela vasta história e, sobretudo, pela hospitalidade do seu povo

Na ocasião em que fiz meu primeiro intercâmbio, cujo destino era Dublin, na Irlanda, tive a oportunidade de viajar pela Espanha e conhecer o famoso país das touradas.

Madri, a exuberante capital, localizada no centro da Espanha, destaca-se pela beleza arquitetônica, pela vasta história e, sobretudo, pela hospitalidade do seu povo.

Após o desembarque no gigantesco aeroporto Barajas, o maior aeroporto da Espanha e um dos maiores da Europa, localizadoa 12km do centro da cidade, é possível utilizar-se dos mais variados meios de transporte, dentre os quais, o que mais se destaca é o metrô, que corta toda a cidade com uma infinidade de pontos de embarque e desembarque, munidos com escadas rolantes e mapas informativos.

Há duas formas para se conhecer Madri. A primeira é comprar pacotes turísticos e lançar mão de um city tour com ônibus especializado que circula pelos mais notáveis pontos turísticos da cidade. Outra maneira, para quem gosta de se aventurar, é portar apenas um guia turístico nas mãos e vontade de caminhar para se deslumbrar com a capital espanhola.

A maravilhosa Madri oferece lindos parques, onde usualmente as pessoas desfrutam do sol europeu deitados na grama, avistando lagos e contemplando jardins muito bem cuidados, como o Parque do Retiro, um extenso parque que fica ao lado do gigante Museu do Prado, de onde se situa o esplendoroso monumento dedicado a  Afonso XII.

Destacando-se também como centro cultural, Madri possui diversos museus e centros culturais, sendo os mais relevantes o Museu do Prado, especializado em arte italiana, espanhola e flamenca, possuidor de um vasto conjunto de obras renascentistas e o Museu de Reina Sophia que conta com obras de Salvador Dali, Miró e, logicamente, Picasso. Relevante se conhecer a famosa obra de Picasso, que se encontra em uma sala exclusiva, conhecida como Guernica, uma obra que retrata o lamentável ataque aéreo feito pelos nazistas na cidade de Guernica, localizada no País Basco.

A maioria dos pontos turísticos de Madri fica no centro da cidade, portanto é possível conhecê-los caminhando. A Catedral de Almudena localiza-se em frente ao Palácio Real, e é imprescindível conhecer estes dois marcos arquitetônicos. Caso se disponha de um tempo maior, interessante conhecer o interior do Palácio, cujo acervo de armaduras medievais é riquíssimo.

Para os amantes do ótimo futebol, vale a pena uma breve visita ao Santiago Bernabeu, estádio do temido Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo.

Imperdível um passeio pela Plaza Mayor, onde se degusta um saboroso vinho da terra e se saboreia as famosas porções (chamadas de tapas) que os inúmeros bares e restaurantes oferecem.

Para o público jovem, Madri tem variadas casas noturnas com diversos estilos musicais; já para o público mais tranquilo, há diversas opções de teatros, restaurantes e cafés.

Entorno histórico

Não podemos descrever Madri sem citar seus arredores, onde se localizam belíssimas cidades comoSegovia, Ávila e Toledo, que são Patrimônio da Humanidade (Unesco).  As três cidades são roteiros obrigatórios para os amantes de castelos, palácios, muralhas e igrejas.

Toledo, uma antiga cidade situada ao alto de uma montanha e banhada pelo rio Tejo, oferece a mais linda arquitetura medieval e dos seus diversos pontos é possível se enxergar o majestoso Palácio de Alcázar.

Segovia, conhecida por possuir o grandioso aqueduto romano, destaca-se também por possuir uma linda Catedral e o Alcazar de Segovia (um palácio que possui o formato da proa de um navio).

Ávila, por sua vez, possui uma muralha que percorre2,5 kmde extensão possuindo mais de 80 torres redondas.

A Espanha é inebriante não só por seus vinhos, azeites e jamón serrano. Ela se sobressai pelas belezas arquitetônicas medievais, mouras, renascentistas e romanas. A Espanha é muito mais do que apenas o país das touradas.  É um roteiro obrigatório para todo o amante de viagens.

texto de Rodrigo de Mattos Pitta(publicitário, esteve em Madri em 2009). Ele escreveu esta matéria especialmente para esta seção de Regional.

 fotos: Rodrigo Pitta e Fotolia

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

diario-avila-101

Image 1 of 6

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?