Itu estreia na lista das 100 melhores

Desde 2014, ranking publicado na revista Exame reúne os municípios que apresentam as condições mais favoráveis para a instalação de empresas
Juca Ferreira

Pela primeira vez, Itu figura entre “As 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios”, de acordo com reportagem especial da revista Exame (https://exame.abril.com.br/revista-exame/o-futuro-esta-tracado/). Desde 2014, a Urban Systems elabora este ranking que reúne os municípios brasileiros, acima de 100 mil habitantes, que apresentam as condições mais favoráveis para a instalação de empresas.

       Para o prefeito Guilherme Gazzola, a estreia no ranking indica que as mudanças na gestão da cidade estão começando a ser notadas: “Estamos fazendo de tudo para facilitar e modernizar os processos que resultam na vinda de investidores. Hoje, por exemplo, é possível se abrir uma empresa em Itu num único dia”.

       No levantamento são checados 28 indicadores de capital humano, infraestrutura, desenvolvimento social e econômico. “Estamos retomando a confiança dos investidores, que hoje encontram total transparência quando nos procuram. Sem falar que, graças à retomada dos serviços de água e esgoto, podemos oferecer segurança hídrica, algo que não ocorria nos últimos 12 anos”, comenta o prefeito.

       Metade das cidades escolhidas está na região Sudeste, sendo que 37 ficam no Estado de São Paulo. Itu, ocupando a 77ª posição no cenário nacional, está ao lado de outras nove cidades na condição de estreante na listagem da Urban Systems.

       O planejamento a médio e longo prazo, um dos principais fatores levados em conta na avaliação divulgada pela revista Exame, também foi mencionado pelo prefeito. “Temos leis que projetam a cidade para os próximos 10, 20, 30 anos. Junto a isso, vivenciamos a implantação gradual do conceito de Cidades Inteligentes. Quem quer investir, se sente mais seguro em uma cidade que planeja seus rumos”, declara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *