Região recebe ‘Primavera dos Museus’

Monção. Almeida Junior. Óleo sobre tela. Acervo do Museu do Paulista da USP

A “Primavera dos Museus” acontece esse mês, entre os dias 18 e 24, e os museus da nossa região estão com uma programação especial voltada para o evento. Nessa edição, mais de 900 museus de todo o Brasil estão participando, oferecendo ao público mais de 2 mil atividades que englobam palestras, oficinas, exibição de filmes, eventos musicais, visitas guiadas etc. A cada edição o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) lança um tema para promover discussões e inspirar as instituições. Pensando que cada museu carrega sua história e suas memórias, o tema escolhido esse ano foi “Museus e suas memórias”. Para o Ibram, essa proposta busca levantar reflexões a partir da história, contextos e memórias de cada instituição, ou seja, uma busca pelo que ocorreu nos museus ao longo de sua fundação até os dias de hoje e refletir, junto de seu público, sobre esses resultados.

            Assim como em todo o Brasil, os museus de nossa região – Museu Republicano “Convenção de Itu”, Museu da Energia Itu, Museu da Música Itu e o Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” – também participarão da “Primavera dos Museus” com programações especiais voltadas ao evento, mas também com suas mostras abertas para a visitação do público entre os dias 18 e 24 de setembro. Confira abaixo a programação de cada museu.

Museu da Energia

– Dia 20/09: o Museu da Energia estará com entrada gratuita. O público poderá conferir as exposições “História, energia e cotidiano”, “Os Ituanos e a chegada da luz” e “Fontes e chafarizes”. Com abordagens diferentes, as mostras apresentam o impacto da chegada dos serviços de água e energia em Itu.

– Dia 20/09 às 15h e dia 24/09 às 11h: Crianças entre seis e dez anos poderão participar do jogo “Caça ao Tesouro”. Elas deverão seguir as pistas espalhadas pelas salas do museu para encontrar o tesouro escondido: um objeto do acervo. A atividade será finalizada com a ação educativa “Objetos que contam história”.

– Dia 23/09 às 15h: O espaço promove o evento “Café com Energia”, projeto de história oral que reunirá, em uma tarde de entrevistas e bate-papos, profissionais que integraram o quadro de funcionários do Museu da Energia em seus quase 18 anos de atividades, de forma a resgatar e registrar as experiências da qual participaram, de forma orgânica, os trabalhadores dos museus e seus diversos públicos.

O Museu da Energia Itu fica na rua Paula Souza, 669 – Centro – Itu. Mais informações pelo telefone (11) 4022-6832 ou pelo itu@museudaenergia.org.br

foto: Caio Mattos

Museu da Música Itu

O Museu da Música acaba de inaugurar a mostra “A Casa do Museu” que estará aberta à visitação, revelando informações sobre a construção e uso do imóvel que abriga a unidade museológica há dez anos, desde seu papel enquanto residência e seus moradores até a presença da música no espaço. Além disso, entre os dias 15 e 19 de setembro, contará com os seguintes eventos no local:

– 15/09 às 9h: Ação Educativa “Do piano ao MP3 – a música na vida doméstica” com alunos da EE Acilino do Amaral Gurgel (Salto).

– 15/09 às 14h: Ação Educativa “Do piano ao MP3 – a música na vida doméstica” com alunos da Emefei João Brunheira (Laras/Laranjal Paulista).

– 17/09 às 10h30: Diálogos “Museu da Música – Itu, 10 anos de memórias” com os professores Morgana Ribeiro e Luís Roberto de Francisco.

– 19/09 às 19h30: Ação Educativa “Música e cultura na Idade Média” com o professor doutor Evandro Antonio Correia e participação do tenor Paulo Zeppini.

O Museu da Música – Itu está situado à rua Floriano Peixoto, 480, Centro de Itu.

foto: Gisele Scaravelli

Museu da Cidade de Salto

Entre os dias 18 e 24 de setembro, o Museu da Cidade de Salto contará com a interferência artística do artista Hugo Curti intitulada “Uma outra coisa chamada verdade”, aberta ao público até o dia 19 de novembro. Além disso, a instituição promove do Projeto “Ouvir a Cidade”, que distribuirá cadernos em diversos locais da cidade, para o recolhimento de informações históricas e de memória oral, que serão utilizadas na construção do Plano Museológico, até 28 de fevereiro de 2018.

O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” fica na rua José Galvão, 104 – Centro – Salto. Mais informações pelo telefone (11) 4029-3473.

Museu Republicano

A participação do Museu Republicano de Itu/USP na 11ª Primavera dos Museus será com abertura de exposições e palestra. Confira:

23/09 – 9h30 – Palestra: ‘Navegando pelo Tietê: o uso social das canoas e a reconstituição do beque de proa do Museu Republicano-USP’, com a professora doutora Maria Aparecida de Menezes Borrego, professor doutor Bernardo Andrade, Pedro Henrique Bulla, Fillipe Rocha Esteve e Gabriel Valente. A palestra tratará dos resultados do trabalho realizado em parceria entre o Museu Republicano e o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica-USP, para caracterização técnica das embarcações utilizadas nas monções dos séculos 18 e 19, em especial do beque de proa de uma canoa pertencente ao acervo do Museu Paulista. 

23/09 – 11h30 – abertura da exposição ‘Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções’. A exposição abordará as dimensões materiais das viagens que se realizavam pelos rios entre Porto Feliz e Cuiabá, durante os séculos 18 e 19, conhecidas como monções, por meio de um beque de proa de uma embarcação daquele período, de reproduções de desenhos de Hercule Florence, integrante da expedição Langsdorff, que refez a rota das monções nos anos 1820, e das telas de José Ferraz de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva e Aurélio Zimmerman, que retratam aspectos das expedições fluviais.

23/09 – 11h30 – abertura da mostra itinerante ‘A expedição Langsdorff nos traços de Florence’, fruto de uma parceria entre o Museu Paulista e o Instituto Hercule Florence. A exposição terá esboços realizados pelo artista Hercule Florence durante a expedição russa organizada e chefiada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, que percorreu mais de 15 mil quilômetros do Interior do Brasil, entre 1824 e 1829, e fazem parte de sua obra L’Ami des Arts livré à lui-même.

O Museu Republicano fica na rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu. Informações e inscrições para a palestra: Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu/USP, telefone: 11 40230240, menu 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *