Cultura, Destaques

Itu sedia InterFoto 2017

Uma das imagens do premiado fotógrafo Araquém Alcântara, que estará em Itu

Com uma programação que contempla a fotografia, o Interfoto acontece entre os dias 12 e 16 de julho

 O “Interfoto Itu 2017” está repleto de eventos, workshops, exposições e oficinas para fotógrafos e amantes da fotografia. O festival acontece entre os dias 12 e 16 de julho em diversos locais em Itu, mas, terá quase todos seus eventos concentrados no centro histórico da cidade, em locais como a Fábrica São Luiz, Museu da Energia, Museu Republicano e o Largo da Matriz, por exemplo.

Em sua quarta edição, o Interfoto terá 15 exposições para o público, entre elas as mostras “Araquém Alcântara: Colecionador de Mundos”, “Lacração” de Bella Tozini, “Cheiro de Tempestade: a Iminência e Suspensão Parcial” de Filipe Britto, “Diorama” de Paula Pedrosa, “Janelas das Almas – Incluindo olhares” de Renata Guarnieri, “Rituais Brasileiros” de Hélio Nobre e “Women’ Secret” de José Rosael. Participarão também Sérgio Roberg, Ana Almeida, Paulo Kawall, Bulb f22 e alunos da escola municipal “Professora Maria da Glória Amirat”. Haverá ainda duas exposições que contarão com trabalhos selecionados pelas convocatórias “Portas e Janelas de Itu” e “Do outro lado”.

Além disso, serão três workshops: “Fotografia Básica” por Carlos Rincon e Boris Alday, “Fotografia Criativa com Celular” por Estefânia Gavina e “Foto Falada: Diálogos com Araquém Alcântara” do próprio fotógrafo. Já as oficinas serão todas gratuitas: “Oficina Fine Art: Intervenções sobre fotografias impressas” por Pola Fernandez; “Oficina de Fotografia Alternativa: Goma Bicromatada e Cianotipia” e “Oficina Fotografia de Rua – Lambe Lambe” com Carlos Rincón e “Fotografia de retrato – Prática em Estúdio” com por Rodrigo Zugaib.

Os participantes poderão conferir ainda as palestras “Fotografia e Conservação” por João Marcos Rosa e Érico Hiller; “Tratamento e edição profissional de imagens com Photoshop, Lightroom e ACR” com Alexandre Keese; “Preparando fotos em preto e branco” com Marco Araújo e “Imprimir para Preservar” com Carlos Nascimento.

Na programação do Festival estão inclusas também uma mesa de debates com Fotoclube BulbF22, um varal fotográfico com troca de imagens do Grupo Fotógrafos Saltenses e projeções de imagens “Olhares sobre Itu” do Grupo Imagem Sorocaba.

MAIS: Mais detalhes sobre a programação do Interfoto como horários, locais, inscrições, valores, etc. poderão ser conferidos no site oficial do festival em www.interfotoitu.com.br.

texto: Gisele Scaravelli

foto: Araquém Alcântara

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.


Deixe seu comentário

(required)

(required)


*